Partilhar esta página: 

O debate entre os candidatos principais à presidência da Comissão, organizado pela Eurovisão, realiza-se no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 15 de maio, das 21h00 às 22h30.

Este debate, que será seguido por declarações à imprensa, será o único com todos os candidatos principais à presidência da próxima Comissão Europeia. Um sorteio realizado em 4 de abril determinou a ordem em que os candidatos farão as suas declarações iniciais:


  1. Nico CUÉ, Partido da Esquerda Europeia
  2. Ska KELLER, Partido Verde Europeu
  3. Jan ZAHRADIL, Aliança dos Conservadores e Reformistas da Europa
  4. Margrethe VESTAGER, Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa
  5. Manfred WEBER, Partido Popular Europeu
  6. Frans TIMMERMANS, Partido Socialista Europeu

A responsabilidade editorial do debate cabe à Eurovisão. Este centrar-se-á em temas como o emprego, a migração, a segurança, o populismo, as alterações climáticas e o papel da UE a nível global.

A apresentação será feita por três jornalistas escolhidos pela Eurovisão. Emilie Tran Nguyen, da France Télévisions, e Markus Preiss, do canal alemão ARD, irão moderar o debate. Annastiina Heikkilä, do canal finlandês YLE, irá acompanhar as redes sociais, levando algumas das questões aí colocadas para a discussão.

Horário e transmissão em direto

(horas em Bruxelas, menos uma em Lisboa)

18h00: Chegada dos candidatos

19h20: Oportunidade para tirar fotos aos candidatos no palco

20h00: Abertura das portas do hemiciclo

20h30: Encerramento das portas do hemiciclo

21h00: Início do debate

22h30: Fim do debate, seguido por declarações dos candidatos à imprensa (entrada do protocolo, nível zero do edifício PHS)


O hemiciclo será transformado num estúdio de televisão. O debate será transmitido em direto pela União Europeia de Radiodifusão (Eurovisão) e pelo Europe by Satellite (EbS). Será distribuído em 23 línguas (e em linguagem gestual, no streaming) e disponibilizado gratuitamente a empresas de radiodifusão e plataformas de distribuição online.


O debate será transmitido em direto no EP Live e no EbS

Informações sobre o código para transmissão em direto do debate nos sítios Web

O debate completo pode ser descarregado no Centro Multimédia


Acreditação e lugares para jornalistas

Os jornalistas que tenham a acreditação interinstitucional anual não precisam de requerer uma acreditação especial para acederem ao edifício do Parlamento Europeu no dia 15 de maio. Os que não tenham este cartão deverão enviar um email, antes de 14 de maio, a media.accreditation@ep.europa.eu.

Os jornalistas que queiram assistir ao debate na audiência (hemiciclo) terão de reservar um lugar (sujeito a disponibilidade), tendo para o efeito de enviar um email a bookingsEE2019@ep.europa.eu até ao dia 13 de maio, às 20h00. Os lugares no hemiciclo não poderão ser utilizados como espaços de trabalho, devendo a audiência permanecer sentada durante o debate.

A sala de imprensa habitual (PHS, nível zero) estará aberta até à 01h00. Duas salas de escuta (PHS 3C50, em frente ao hemiciclo, e PHS 1A2, no andar abaixo) serão também colocadas à disposição dos jornalistas para que estes possam trabalhar durante o debate.

As instalações audiovisuais do Parlamento Europeu estarão também disponíveis durante os eventos. As reservas podem ser feitas enviando um email a bookingsEE2019@ep.europa.eu