Partilhar esta página: 

Nota sobre as informações e os serviços que estarão disponíveis para os jornalistas nos dias das eleições europeias e na Noite Eleitoral em 26 de maio, em Bruxelas

Calendário para a divulgação de projeções e resultados provisórios

O Parlamento Europeu (PE) irá divulgar as primeiras estimativas nacionais a partir das 18h00 e as primeiras projeções às 20h15, com base nos dados disponíveis a nível nacional. As projeções de lugares na nova assembleia irão sendo atualizadas ao longo da noite, consoante os dados disponíveis nos Estados-Membros, devendo os resultados provisórios globais ser apresentados pelas 23h15.

Consulte o calendário preliminar para a divulgação de dados eleitorais pelo PE (horas em Bruxelas, menos uma em Lisboa)

Material audiovisual

A partir do primeiro dia das eleições europeias, 23 de maio, os jornalistas poderão encontrar no Centro Multimédia material audiovisual sobre a UE, os presidentes do PE, da Comissão e do Conselho Europeu, os líderes dos grupos políticos no PE, os candidatos principais e a afluência dos eleitores às urnas. As imagens serão também disponibilizadas através do Europe by Satellite (EbS) e projetadas nos ecrãs do hemiciclo. Os gráficos com as projeções e os resultados poderão ser descarregados em vários formatos.

Informações relativas a cada país

Nesta página Web encontrará fichas nacionais com dados sobre as regras eleitorais, as horas de abertura e encerramento das urnas, o número de candidaturas e a taxa de participação em cada país nas últimas eleições europeias.

Acreditação especial

Os jornalistas que queiram trabalhar nas instalações do PE, em Bruxelas, nos dias das eleições europeias e na Noite Eleitoral (23-26 e 27 de maio) podem requerer uma acreditação especial neste sítio Web. O prazo para a acreditação foi alargado. Os pedidos que já foram introduzidos continuam a ser válidos. Os jornalistas receberão uma confirmação por e-mail, podendo também verificar o estado do seu pedido através do sistema eletrónico de acreditação.

Se precisar de assistência, contacte o Centro de acreditação da imprensa.
Tel. (+32) 498 98 35 44

Para evitar as filas no dia 26 de maio, os jornalistas podem levantar a acreditação especial a partir de segunda-feira, 20 de maio, no centro de acreditação da imprensa, no edifício Paul-Henri Spaak (PHS - 1C029), rue Wiertz 60.

Horário de abertura

Segunda a sexta-feira, 20 a 24 de maio: 08h00 - 18h00

Sábado, 25 de maio: 10h00 - 18h00

Domingo, 26 de maio: 10h00 - 23h00

Espaços de trabalho

Estarão disponíveis cerca de 1000 lugares para os jornalistas nas seguintes salas:

Hemiciclo (PHS3A50)

Sala de imprensa (PHS0B01)

Sala das conferências de imprensa (Anna Politkovskaya, PHS0A50)

Sala Anna Lindh (PHS1A02)

As projeções serão apresentadas nos ecrãs destas salas ao mesmo tempo e serão publicadas neste sítio Web: https://eleicoes-resultados.eu/

Os assessores de imprensa das várias nacionalidades estarão disponíveis para responder às questões dos jornalistas junto a estas salas e no PHS - espaço Yehudi Menuhin, que será transformado numa redação.

Estacionamento

Haverá lugares de estacionamento para os jornalistas que tenham a acreditação especial, sendo os lugares atribuídos por ordem de chegada.

Cafés e restaurantes

Horários de abertura

Restaurante self-service na área dos visitantes (PHS, -1): 12h00 - 22h00

Organic Food Corner (ASP, nível zero): 15h00 - 22h00

Café do hemiciclo (Mickey Mouse, PHS, 3° andar): 10h00 - 24h00

Bar da imprensa (PHS, nível zero): 10h00 - 24h00