Acreditação de imprensa 

 

Os jornalistas, fotógrafos e equipas audiovisuais que não tenham uma acreditação interinstitucional têm de solicitar uma acreditação de imprensa e/ou uma acreditação especial audiovisual para entrar e trabalhar nas instalações do Parlamento Europeu.


Há dois tipos de acreditação no Parlamento Europeu:

- acreditação provisória

- acreditação anual


Todos os jornalistas a quem seja concedido acesso aos edifícios do Parlamento Europeu podem usar as instalações colocadas à disposição da imprensa.


Acreditação provisória

A acreditação provisória pode ter a duração de um dia ou até uma semana,

Os jornalistas que visitam Bruxelas, Estrasburgo ou Luxemburgo podem obter a acreditação para uma reunião ou evento específico ou para a sessão plenária. Para solicitar a acreditação, registe-se e crie uma conta pessoal neste sítio Web. As inscrições bem-sucedidas serão confirmadas por e-mail para o endereço fornecido pelo jornalista através de noreply@europarl.europa.eu. Depois de a conta ser validada, o jornalista poderá prosseguir com o pedido de acreditação iniciando a sessão no sítio Web.


Para completar o seu perfil, vai precisar de fornecer:

- fotografia tipo passe, ou seja, retrato 3x4, formato jpeg e com +/- 100 KB

- número do documento de identificação e respetiva data de validade

- fotocópia da carteira profissional ou carta do editor


Acreditação anual

Os jornalistas que cobrem regularmente o Parlamento Europeu e/ou que vivem em Estrasburgo, Bruxelas ou Luxemburgo podem obter uma acreditação anual, válida nos três locais de trabalho (Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo).


Regras e formulário para a acreditação anual

Autorização para filmar e fotografar

Os jornalistas (incluindo fotógrafos e operadores de imagem) têm de obter uma acreditação especial para filmar e fotografar nas instalações do Parlamento Europeu. A licença de gravação pode ser pedida no centro de acreditação ou requerida antecipadamente por e-mail a media.accreditation@ep.europa.eu. Os jornalistas têm de aceitar e assinar as regras para filmar e fotografar no Parlamento.

Autorização para pessoas que não representam meios de comunicação social


Os fotógrafos e operadores de imagem que sejam convidados pelos eurodeputados ou pelos serviços do Parlamento (conhecidos como a “entidade requerente”) para a gravação de eventos especiais ou trabalhos de comunicação e promoção têm de obter uma “licença de gravação destinada a outras entidades que não os meios de comunicação social”.


A entidade requerente e/ou o fotógrafo ou operador de imagem deve requerer a licença de gravação com 24 horas de antecedência a media.accreditation@ep.europa.eu. A licença de gravação não dá acesso aos edifícios do Parlamento Europeu. A entidade requerente deve endereçar um pedido de acesso de visitantes. A entidade requerente é responsável por supervisionar as gravações e assegurar que as regras aplicáveis são respeitadas.


Centro de acreditação: horário de abertura

Bruxelas

Centro de acreditação da imprensa

Entrada da imprensa e dos visitantes

Edifício Paul-Henri Spaak (PHS)

PHS - 1C029

Rue Wiertz 60


Segunda-feira - quinta-feira 08:30 - 17:45

Sexta-feira 08:30 -13:00


Estrasburgo (apenas para as sessões plenárias)

Entrada da imprensa

Edifício Louise Weiss (LOW), primeira entrada à esquerda, dentro do pátio central (Bronislaw Geremek Agora)

Segunda-feira 12:00 - 20:00

Terça-feira - quarta-feira 08:00 - 20:00

Quinta-feira 08:00 - final da sessão plenária


Páginas úteis

Acreditação interinstitucional - Comissão Europeia

Acreditação para o Conselho Europeu