Eleições europeias 2019 

 
 

Partilhar esta página: 

Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani  

Em maio de 2019, centenas de milhões de cidadãos irão eleger um novo Parlamento Europeu (PE). Os cidadãos europeus irão avaliar cuidadosamente os candidatos e os programas antes de fazerem escolhas que influenciarão o futuro do nosso continente e o nosso papel no mundo durante os próximos anos. A União Europeia (UE), um projeto partilhado único, baseado na cooperação pacífica, é ameaçada por forças que desejam destruir o que alcançámos em conjunto.

Isto contrasta com os resultados de recentes inquéritos que indicam uma opinião crescentemente favorável em relação à UE. Pela primeira vez, 48% dos cidadãos europeus acredita que “a sua opinião tem peso na UE". Apesar das diferenças entre os Estados-Membros, trata-se de um aumento global de 10 pontos percentuais nos últimos dez anos.

No entanto, resta ainda muito por fazer.

Temos de mudar a Europa e torná-la mais eficaz, respondendo às preocupações dos cidadãos e progredindo com base no que já foi alcançado.

Nos próximos meses, os nossos cidadãos irão avaliar o que a União Europeia faz para os proteger, criar novas oportunidades e projetar uma União forte a nível internacional. Estarão à espera de respostas a preocupações relacionadas com os fluxos migratórios, a segurança, o ambiente e o emprego. Devemos trabalhar afincadamente para garantir que os nossos cidadãos estão cientes dos resultados alcançados diariamente pelos deputados ao Parlamento Europeu, como no que diz respeito à reforma do sistema de asilo, à cooperação mais estreita com África, à luta contra o terrorismo, às medidas anti-dumping para proteger os postos de trabalho na Europa, à responsabilização dos gigantes tecnológicos e à proteção dos dados pessoais.

Desde o ano passado, temos colocado o Parlamento Europeu - a única instituição da UE eleita por sufrágio direto - no centro do debate sobre o futuro da Europa. Os chefes de Estado ou de Governo vêm regularmente ao PE para nos apresentarem as suas próprias visões, o que tem levado a debates acalorados que servirão de base para a melhoria do projeto europeu.

Em junho, recebemos mais de 8 000 jovens em Estrasburgo, permitindo-nos conhecer melhor as expectativas e as preocupações da próxima geração, mas, sobretudo, como podemos fazer avançar a Europa juntos.

Os meios de comunicação social irão desempenhar um papel fundamental, informando o público no período que antecede estas eleições. A fim de seguir as campanhas nos Estados-Membros, compreender o seu impacto e as mudanças que trarão ao Parlamento em 2019, preparámos um dossiê de imprensa em linha, que será atualizado com regularidade. Inclui contactos úteis, um resumo do trabalho e dos resultados alcançados ao longo da atual legislatura, uma aplicação para os telemóveis, hiperligações para notas informativas, gráficos e dados sobre a opinião pública, entre outros, para que possam encontrar rapidamente a informação que procuram. Esperamos que vos seja útil.

Obrigado pelo trabalho que fazem para aproximar a União Europeia dos cidadãos.

Antonio Tajani

Presidente do Parlamento Europeu

#eleicoeseuropeias2019