Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")
Top story icon
Em destaque :

Antonio Tajani, o novo presidente do Parlamento Europeu - As eleições intercalares da 8ª legislatura

Instituições / Regimento do PE 18-01-2017 - 16:04 / Atualizado em: 20-02-2017 - 15:48
 
 

Antonio Tajani foi o eurodeputado escolhido para suceder a Martin Schulz como presidente do Parlamento Europeu. O deputado italiano do grupo PPE e vice-presidente do Parlamento recebeu 351 votos contra os 282 votos recebidos pelo segundo finalista, o eurodeputado Gianni Pittella (S&D, Itália) na última e quarta volta do escrutínio, que decorreu durante a sessão plenária de janeiro de 2017 em Estrasburgo. O seu mandato termina em 2019, ano das próximas eleições europeias. (Ler mais: Antonio Tajani: “Serei o porta-voz de todo o Parlamento”)

Os eurodeputados elegeram o eurodeputado italiano António Tajani (PPE), como o novo presidente do Parlamento Europeu a 17 de janeiro de 2017. No dia seguinte, voltaram às urnas, desta vez para eleger 14 vice-presidentes e cinco questores. Fique a conhecer os eurodeputados e as responsabilidades que receberam por parte dos seus homólogos para os próximos dois anos e meio. (Ler mais: Presidente, vice-presidentes e questores: quem é quem?)

Depois da eleição do novo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, os eurodeputados escolheram hoje os 14 vice-presidentes e os cinco questores. Os vice-presidentes podem substituir, quando necessário, o presidente nas suas funções, incluindo presidir às sessões plenárias. Também são membros da Mesa, o órgão responsável por todas as questões administrativas, de pessoal e organizacionais do PE. Os questores tratam das questões administrativas que afetam diretamente os eurodeputados. (Ler mais: Eleitos os 14 vice-presidentes e os cinco questores do Parlamento Europeu)

O eurodeputado italiano do Partido Popular Europeu, Antonio Tajani, foi eleito esta noite presidente do Parlamento Europeu com 351 votos, contra 282 de Gianni Pittella. Tajani é o 30º presidente da assembleia europeia. (Ler mais: Antonio Tajani é o novo presidente do Parlamento Europeu )

Antonio Tajani é o novo presidente do Parlamento Europeu. O eurodeputado italiano do Partido Popular Europeu foi eleito pelos eurodeputados, esta terça-feira, 17 de janeiro em Estrasburgo, após quatro voltas de escrutínio. No seu primeiro discurso como presidente, Antonio Tajani elogiou a natureza democrática do processo e prometeu representar todos os eurodeputados. O nosso vídeo mostra-lhe os destaques de 12 horas de votação. (Ler mais: Os momentos-chave da eleição de Antonio Tajani, o novo presidente do Parlamento Europeu)

REF. : 20170117TST58587
 
 
Antonio Tajani foi eleito o novo Presidente do Parlamento Europeu
 

Os eurodeputados elegeram o antigo Comissário Antonio Tajani (PPE) para substituir Martin Schulz (S&D) como presidente do Parlamento Europeu.

 
 
 
A representá-lo: o Presidente do Parlamento Europeu
 

Como é que alguém se torna Presidente? Quais são as responsabilidades do Presidente? Como é que as eleições presidenciais estão relacionadas com o seu voto?

 
A investigar a Mesa: um organismo do Parlamento Europeu
 

A Mesa está envolvida nos assuntos financeiros, administrativos e organizacionais do Parlamento Europeu. Quem faz parte da Mesa? E são responsáveis exatamente por quê? Esta animação desmistifica uma ala influente do projeto europeu.