Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")
mulher com braços cruzados IWD2017 ©Getty Image
Em destaque :

Dia Internacional da Mulher 2017 - Emancipação económica das mulheres

Direitos da mulher/Igualdade de oportunidades 08-03-2017 - 14:25 / Atualizado em: 08-03-2017 - 18:25
 
 

Apesar das crescentes habilitações literárias, as mulheres continuam a receber menos dinheiro pelo mesmo trabalho. As mulheres também se encontram sub-representadas em posições de chefia (apenas um em cada três gestores na UE são mulheres) recebendo em média menos 25% que os homens. Este ano, o Parlamento Europeu dedica o Dia Internacional da Mulher à importância da emancipação económica feminina. (Ler mais: IWD 2017: A emancipação económica das mulheres)

Quer se trate da representação das mulheres na política ou em cargos de chefia, na divisão de tarefas em casa ou no trabalho, muito permanece por fazer, de acordo com Constance Le Grip e Anna Hedh. As eurodeputadas da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros explicam como a luta pela igualdade dos géneros não se pode limitar apenas à legislação. A mobilização da sociedade é essencial, explicam. (Ler mais: Igualdade dos géneros: um longo caminho ainda a percorrer)

Todos os anos, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Parlamento Europeu chama a atenção para um tema em concreto relacionado com a igualdade dos géneros. Este ano, os eurodeputados querem chamar a atenção para a importância da emancipação económica das mulheres. Explore a nossa infografia e descubra cinco áreas a melhorar. (Ler mais: Infografia: Cinco desafios para a igualdade de género)

O Parlamento Europeu dedica o Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, à emancipação económica das mulheres. Atualmente, as mulheres ainda recebem ordenados mais baixos que os homens, encontram-se sub-representadas na política e em posições de liderança e dedicam mais tempo a atividades não-remuneradas relacionadas com a família e a casa. Continue a ler para descobrir as atividades planeadas no Parlamento Europeu. (Ler mais: Dia Internacional da Mulher 2017)

REF. : 20170306TST65203
 
 
Eliminar as disparidades entre os géneros na Europa
 

A UE está apenas a meio caminho de atingir a igualdade de géneros, e o progresso tem sido lento. Os eurodeputados estão a pressionar para um conjunto de ações que elimine finalmente o fosso entre os géneros.

 
Mais mulheres na Ciência
 

Pouquíssimas mulheres estão a prosseguir carreiras científicas. Ainda são desencorajadas de entrar numa área dominada por homens, dizem as eurodeputadas Eva Kaili e Michèle Rivasi.