Rede do Prémio Sakharov

A Rede do Prémio Sakharov decorre do Prémio Sakharov, o tributo prestado pelo Parlamento Europeu aos esforços de exceção desenvolvidos em prol dos Direitos Humanos.

Sakharov Prize Network group of laureates surrounding European Parliament President Antonio Tajani

© União Europeia 2018 - Parlamento Europeu

A Rede do Prémio Sakharov (RPS) congrega laureados do Prémio Sakharov e deputados ao Parlamento Europeu (deputados europeus). Foi criada no Parlamento Europeu em 2008, ano em que o Prémio Sakharov comemorou o seu 20.º aniversário. A criação da rede veio reconhecer «o papel especial dos laureados do Prémio Sakharov na sua qualidade de embaixadores da liberdade de pensamento», tendo os seus membros «concordado com o aumento dos esforços conjuntos em prol dos defensores dos direitos humanos em todo o mundo, através de ações comuns dos laureados do Prémio Sakharov, desenvolvidas em conjunto e sob a égide do Parlamento Europeu».

Em termos gerais, a RPS estabelece a ligação entre os deputados ao PE, os laureados e a sociedade civil, a fim de aumentarem a cooperação em matéria de direitos humanos, em Bruxelas e a nível internacional. A RPS serve como um canal de comunicação que permite aos laureados e ao Parlamento Europeu lidarem com as violações e as questões dos direitos humanos. Os membros da RPS promovem, regularmente, Palestras Sakharov em toda a UE, a fim de sensibilizar a opinião pública para as questões dos direitos humanos e fomentar o debate público nas capitais europeias.

A rede reuniu-se em conferências em 2008, 2011, 2013, 2016 e 2018. As conferências da Rede do Prémio Sakharov são um fórum de debate entre os deputados ao Parlamento Europeu, os laureados, representantes da União Europeia e de outras instituições internacionais e da sociedade civil, e servem de base a uma ação reforçada da rede em matéria de direitos humanos.

Em 4 e 5 de junho de 2018, a Rede do Prémio Sakharov reuniu-se em Bruxelas para comemorar o 30.° aniversário do Prémio Sakharov, fazer um balanço dos resultados obtidos e identificar os desafios futuros. A conferência realizou-se na presença de defensores dos direitos humanos selecionados no âmbito da Bolsa Sakharov, um programa de capacitação dos defensores dos direitos humanos de todo o mundo que a rede iniciara cinco anos antes.

Assine o boletim informativo!

O boletim informativo da Rede do Prémio Sakharov do PE é uma publicação regular enviada aos deputados ao Parlamento Europeu e aos laureados do Prémio Sakharov.

Coleção de cartazes

Veja os cartazes do Prémio Sakharov desde 1991!

Contacto

Human Rights Actions Unit

European Parliament
Rue Wiertz 60
B-1047 Brussels