Rede do Prémio Sakharov

A Rede do Prémio Sakharov decorre do Prémio Sakharov, o tributo prestado pelo Parlamento Europeu aos esforços de exceção desenvolvidos em prol dos Direitos Humanos.

Sakharov Prize Network group photo with Malala

A Rede do Prémio Sakharov (RPS) congrega laureados do Prémio Sakharov e deputados ao Parlamento Europeu (deputados europeus). Foi criada no Parlamento Europeu em 2008, ano em que o Prémio Sakharov comemorou o seu 20.º aniversário. A criação da Rede veio reconhecer «o papel especial dos laureados do Prémio Sakharov na sua qualidade de embaixadores da liberdade de pensamento», tendo os seus membros «concordado com o aumento dos esforços conjuntos em prol dos defensores dos direitos humanos em todo o mundo, através de ações comuns dos laureados do Prémio Sakharov, desenvolvidas em conjunto e sob a égide do Parlamento Europeu».

Em termos gerais, a RPS estabelece a ligação entre os deputados ao PE, os laureados e a sociedade civil, a fim de aumentarem a cooperação em matéria de direitos humanos, em Bruxelas e a nível internacional. A RPS serve como um canal de comunicação que permite aos laureados e ao Parlamento Europeu lidarem com as violações e as questões dos direitos humanos. Os membros da RPS promovem, regularmente, Palestras Sakharov em toda a UE, a fim de sensibilizar a opinião pública para as questões dos direitos humanos e fomentar o debate público nas capitais europeias.

A Rede realizou conferências em 2008, 2011, 2013 e 2016. As Conferências da Rede do Prémio Sakharov são um fórum de debate entre os deputados ao Parlamento Europeu, os laureados, representantes da União Europeia e de outras instituições internacionais e da sociedade civil, e servem de base a uma ação reforçada da Rede em matéria de direitos humanos.

Por ocasião do 25.° aniversário do Prémio, em 2013, a Rede adotou uma declaração em que os seus membros se comprometiam a apoiar, em conjunto e individualmente, o fomento e a proteção dos direitos humanos em todo o mundo através de um conjunto de ações.

Assine o boletim informativo!

O boletim informativo da Rede do Prémio Sakharov do PE é uma publicação regular enviada aos deputados ao Parlamento Europeu e aos laureados do Prémio Sakharov.

Declaração da Rede do Prémio Sakharov

Declaração da Conferência do 25.º aniversário do Prémio Sakharov pela Rede do Prémio Sakharov, 20 de novembro de 2013, Estrasburgo

Outras línguas

Coleção de cartazes

Veja os cartazes do Prémio Sakharov desde 1991!

Contacto

Human Rights Actions Unit

European Parliament
Rue Wiertz 60
B-1047 Brussels