Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

 Index 
 Texto integral 
Relato integral dos debates
Quarta-feira, 5 de Novembro de 2003 - Bruxelas Edição JO

Ordem do dia
MPphoto
 
 

  Gill (PSE). – (EN) Senhor Presidente, gostaria de me referir a algumas observações muito desagradáveis, falsas e de carácter pessoal, feitas pelo senhor deputado Balfe na sequência da votação do orçamento, no mês passado, em Estrasburgo. O senhor deputado Balfe tinha solicitado um alargamento do seguro de saúde de modo a abranger antigos deputados, o que foi recusado pela Comissão dos Orçamentos.

Sendo eu um dos relatores do orçamento para 2004, vejo-me como um dos funcionários deste Parlamento cuja principal responsabilidade é defender as decisões tomadas por esta Assembleia e, no caso presente, também as decisões da Comissão dos Orçamentos. O meu principal objectivo tem sido garantir que o dinheiro dos contribuintes europeus é bem gasto e também o desejo de conservar a reputação e a dignidade desta Assembleia aos olhos da opinião pública europeia.

Em primeiro lugar, a acusação que o senhor deputado Balfe me faz, de ter frustrado completamente a decisão tomada pela Mesa, é uma acusação feita a toda a Comissão dos Orçamentos, pois todos os pedidos do senhor deputado foram postos à votação.

Em segundo lugar, o senhor deputado Balfe fez uma referência, e cito, “ao regime que é relativamente em conta”. Esta é uma afirmação surpreendente, atendendo a que os cálculos iniciais ultrapassam em muito 1 milhão de euros e que um simples estudo para determinar os números actuais nos custa 60 000 euros: dificilmente se pode dizer que sejam trocos...

Em terceiro lugar, com respeito à utilização dos regimes existentes pelos actuais deputados, devo dizer que estou completamente desconcertada. O senhor deputado Balfe está a sugerir transparência para todos os deputados da Comissão dos Orçamentos ou quer criar um registo para toda a gente? Está a propor que se altere o regime actual? Não está decerto preocupado com os custos! Sugiro-lhe que apresente propostas para o orçamento do próximo ano, para podermos fazer quaisquer alterações que sejam necessárias.

Por último, em nome de todos os meus colegas da Comissão dos Orçamentos, que, como é minha convicção, levam as suas responsabilidades extremamente a sério, gostaria de dizer que estas alegações não são dignas de uma pessoa que ocupa uma posição de destaque nesta Assembleia – mais concretamente, um Questor – e considero que o senhor deputado lança o descrédito sobre a Assembleia e sobre o cargo em questão.

(Aplausos da esquerda do hemiciclo)

 
Aviso legal - Política de privacidade