Comunicado de imprensa
 

Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude: projecto polaco "YOUrope needs You" é o vencedor

Eleições 2009 - Juventude - 19-05-2009 - 17:40
Geral
Partilhar / Guardar

O projecto juvenil polaco "YOUrope needs YOU" foi o primeiro laureado do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude, na cerimónia que ocorreu hoje em Aachen, Alemanha. Os segundos e terceiros prémios foram para o projecto francês "European Festival of university theatre of Albi" e para o alemão "Gumboot Diplomacy", respectivamente.

"YOUrope needs YOU" foi criado para transmitir aos jovens europeus informações interessantes sobre a Europa, através de uma série de workshops, orientados por estudantes universitários, em escolas secundárias.
 
O Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, e o representante da Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, Michael Jansen, estiveram presentes na cerimónia e entregaram, em mãos, o primeiro prémio aos membros do projecto vencedor. O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude valoriza projectos que promovam uma percepção comum de identidade europeia entre os jovens.
 
"Com as vossas ideias, criatividade e envolvimento, demonstraram-nos como os jovens vivem o ideal europeu e também como consideram a Europa comum uma verdadeira comunidade e uma oportunidade para o vosso futuro", realçou Hans-Gert Pöttering, nas boas-vindas aos representantes dos 27 projectos concorrentes.
 
"YOUrope needs YOU"
 
"YOUrope needs YOU" foi desenvolvido por membros do European Students´ Forum (Fórum dos Estudantes Europeus) com o objectivo de preparar e dar novas capacidades aos estudantes europeus do ensino secundário, para que estes se possam tornar cidadãos activos.
 
Este projecto dá formação a estudantes universitários que estejam dispostos a partilhar o seu conhecimento da União Europeia em workshops escolares. O primeiro workshop numa escola secundária, em Dezembro de 2008, teve lugar em Gostyn, Polónia. Os estudantes universitários apresentaram a Europa e as oportunidades que esta pode oferecer aos alunos polacos e a 30 estudantes franceses, que participavam num programa de intercâmbio.
 
Para o Presidente do Parlamento Europeu, "este projecto representa de maneira convincente a diversidade europeia. Influencia, através de reuniões e workshops, os participantes e os países de onde são oriundos. Isto acontece porque os participantes do projecto são simultaneamente embaixadores e multiplicadores do ideal europeu. (...) O projecto sobressai como um exemplo a partir do qual outras iniciativas na União Europeia se podem basear".
 
"European Festival of university theatre of Albi"
 
O "European Festival of university theatre of Albi" (Festival Europeu de teatro universitário de Albi) é um evento anual que junta grupos teatrais, actores, comediantes e artistas musicais de toda a Europa em Albi, França. O projecto pretende promover a diversidade cultural e artística europeia junto da maior audiência possível.
 
O Vice-Presidente do Parlamento Europeu Luigi Cocilovo, que entregou este segundo prémio, considerou que o festival é um "momento importante para descobrir a Europa e a sua cultura através do teatro".
 
"Gumboot Diplomacy"
 
"Gumboot Diplomacy", o terceiro projecto vencedor, juntou jovens dos Países Baixos, Polónia, Hungria e Alemanha numa investigação conjunta nas margens do rio alemão Lippe, com base em pesquisas realizadas previamente nos quatro países.
 
Prémios e processo de selecção
 
Os três projectos vencedores recebem, respectivamente, 5.000 euros, 3.000 euros e 2.000 euros, assim como um convite para visitarem o Parlamento Europeu.
 
Em Março, 27 painéis de jurados nacionais – formados, no mínimo, por dois eurodeputados e um representante de uma organização juvenil – seleccionaram um projecto em cada Estado-Membro. O projecto português deste ano, "CaféBabel Lisboa", foi escolhido por um júri composto pelos eurodeputados Carlos Coelho e Jamila Madeira e pelo Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Tiago Soares.
 
Em Abril, um júri europeu, composto por três eurodeputados, pelo Presidente do Parlamento Europeu e por quatro representantes da Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno seleccionaram os três vencedores entre os 27 projectos concorrentes.
 
REF.: 20090508IPR55522