Em destaque
 

Ucrânia: um futuro na Europa?

O que está por vir?

Eleições 2014 - Delegações / Relações externas - 07-03-2016 - 10:58 / Atualizado em: 06-04-2017 - 14:19
Partilhar / Guardar

Ucrânia: em direção a uma relação mais próxima com a Europa

A Ucrânia enfrenta graves problemas económicos e uma sociedade profundamente dividida. ©BELGAIMAGE/AFP/B.KILIC

Durante muito tempo, a Ucrânia hesitou entre aprofundar relações com os seus vizinhos a este ou a oeste. Com a entrada em vigor da componente de comércio livre do Acordo de Associação entre a Ucrânia e a UE a 1 de janeiro de 2016, o pais deu um passo em frente no longo caminho da integração europeia. No entanto dois anos após a revolução Euromaidan, a anexação da Crimeia por parte da Rússia e os conflitos a leste do país, os 45 milhões de ucranianos ainda enfrentam um futuro incerto. (Ler mais...)

Pat Cox: "Continua a existir uma enorme apetência de mudança na Ucrânia"

Entrevista com Pat Cox

"As necessidades da Ucrânia não diminuíram, o peso e a urgência de outros acontecimentos é que desviaram a atenção da opinião pública", afirma o antigo presidente do Parlamento Europeu Pat Cox antes da “Semana da Ucrânia”, um evento que vai reunir eurodeputados e deputados ucranianos no Parlamento Europeu entre 29 de fevereiro e 2 de março. O evento ocorre na sequência da assinatura do memorando de entendimento entre o Parlamento Europeu e o Parlamento da Ucrânia em julho de 2015. (Ler mais...)

Eurodeputados aprovam assistência macrofinanceira de 1,8 mil milhões de euros à Ucrânia

A crise económica na Ucrânia foi agravada pelo conflito no leste do país

O Parlamento Europeu aprovou hoje a proposta da Comissão de conceder 1,8 mil milhões de euros adicionais em assistência macrofinanceira à Ucrânia, sob a forma de empréstimos a médio prazo. A assistência da UE visa ajudar o país a cobrir parte das suas necessidades de financiamento externo em 2015 e no início de 2016, no contexto do programa do FMI. (Ler mais...)

Eurodeputados urgem líderes ucranianos a formarem governo e iniciarem reformas

Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko e chefe da delegação de observação eleitoral do PE Andrej Plenkovic durante uma reunião em Kiev a 27 de outubro de 2014.

A Ucrânia deve formar um novo governo rapidamente e iniciar as reformas necessárias, defenderam os eurodeputados aos líderes do país após as eleições que decorreram este domingo, 26 de outubro, e que foram ganhas por partidos pró-europeus. Uma delegação de observadores do Parlamento Europeu esteve presente no terreno para garantir que as eleições decorriam de forma justa e transparente. (Ler mais...)

Parlamento Europeu aprova Acordo de Associação UE-Ucrânia

O Presidente Martin Schulz ratificou o Acordo de Associação UE-Ucrânia em nome do Parlamento Europeu após a votação em plenário (Copyright © União Europeia 2014 - Parlamento Europeu)

O Parlamento Europeu deu hoje luz verde ao Acordo de Associação entre a União Europeia e a Ucrânia, que visa aprofundar as relações políticas, económicas e comerciais entre as partes, incluindo a criação de uma Zona de Comércio Livre Abrangente e Aprofundada. O acordo foi ratificado ao mesmo tempo pelo parlamento ucraniano, em Kiev. (Ler mais...)

Martin Schulz: ”O que se passa na Ucrânia diz respeito a todos os europeus”

Martin Schulz realizou uma visita de dois dias a Kiev.

“Não podemos ficar a assistir passivamente quando se violam os princípios fundamentais da comunidade internacional”, afirmou o Presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz durante a sua visita a Kiev esta sexta-feira. “Acordámos regras que os Estados devem seguir quando se relacionam entre si. Estas regras aplicam-se a todos”, acrescentou. Durante a visita de dois dias, Schulz reuniu-se com o Primeiro-Ministro Arseniy Petrovych Yatsenyuk e com o Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko. (Ler mais...)

Parlamento Europeu aprova eliminação de direitos aduaneiros sobre as importações da Ucrânia

A concessão de preferências comerciais está incluída num pacote de medidas que visa apoiar a estabilização económica da Ucrânia (©BELGAIMAGE/AFP/S.SUPINSKY)

O Parlamento Europeu aprovou hoje a redução ou eliminação dos direitos aduaneiros sobre os produtos importados da Ucrânia, uma medida que tem por objetivo apoiar a estabilização económica do país. (Ler mais...)

Eurodeputados pedem apoio para a democracia na Ucrânia

Os eurodeputados defenderam o apoio à democracia na Ucrânia.

Os acontecimentos dramáticos na Ucrânia que causaram a morte a mais de 80 pessoas e que derrubaram o Presidente Yanukovich mudaram o país e a União Europeia devia apoiar a democracia, defenderam eurodeputados de todos os setores políticos durante o debate em sessão plenária a 26 de fevereiro. Os eurodeputados expressaram o seu respeito pela coragem do povo ucraniano e sublinharam que deve ser ele a determinar livremente o futuro do seu país. (Ler mais...)

Debate: Eurodeputados pedem apoio para os manifestantes na Ucrânia

Os eurodeputados vão voltar uma resolução sobre o futuro da Parceira Oriental esta quinta-feira, 12 de dezembro.

A União Europeia não deve abandonar os ucranianos que protestam contra a decisão do seu governo em adiar o estreitamento dos laços com a Europa, de acordo com posição expressa pela maioria dos eurodeputados durante um debate sobre a situação no país, esta terça-feira. No entanto, alguns eurodeputados consideram que a decisão da Ucrânia em não assinar o acordo de associação expressa o fracasso da política externa da UE e a vitória da Rússia. (Ler mais...)

A UE e os seus vizinhos mais próximos

EU neighbourhood policy

É importante manter boas relações com os vizinhos, relações baseadas em interesses mútuos e valores partilhados. A União Europeia oferece aos seus vizinhos uma relação privilegiada em troca de reformas políticas e económicas, nas quais se inclui o respeito pela democracia e pelos direitos humanos. Clique no mapa para saber mais sobre os 16 países que fazem parte da Política Europeia de Vizinhança. (Ler mais...)

Cimeira de Vilnius: a UE a olhar a este

Infografia: Derrubando barreiras a este.

Os líderes da UE reúnem-se, esta quinta e sexta-feira, com os seus homólogos dos países da Parceria Oriental em Vilnius. Apesar da decisão do governo de Kiev em adiar a assinatura do Acordo de Associação, outros dois países deverão iniciar importantes acordos, derrubando barreiras e aproximando-os da UE. Espreite a infografia e descubra o que está em causa. (Ler mais...)

Relação UE-Rússia, um desafio estratégico

A deterioração da situação na Ucrânia em destaque na reunião da subcomissão de segurança e defesa de 6 de fevereiro. ©European Union 2017 -EP

Bombardeamentos e temperaturas de 20°C negativos sem eletricidade ou aquecimento... Os habitantes da cidade de Avdiivka na Ucrânia estão no centro de uma crise humanitária, desde que os rebeldes pró-russos quebraram o cessar-fogo e reiniciaram os bombardeamentos na semana passada. Num contexto de incerteza face à política de relações externas dos EUA, os eurodeputados da subcomissão da segurança e defesa debateram, esta segunda-feira, a influência da Rússia na Ucrânia e no Cáucaso Meridional. (Ler mais...)

Ucrânia: do movimento de Euromaidan à atualidade

Ukraine Timeline cover pic_v2016

Apenas dois anos após os protestos conhecidos por Euromaidan, que levaram à destituição do Presidente Viktor Yanukovich, a Ucrânia ainda se continua a ser uma região de contrastes entre a paz e a guerra, a corrupção e as reformas. A entrada em vigor da zona de comércio livre entre a UE e a Ucrânia a 1 de janeiro de 2016 foi um marco das relações entre as duas entidades. A nossa cronologia traça os principais eventos dois últimos dois anos, da anexação da Crimeia ao acordo de paz Minsk II. (Ler mais...)

Semana da Ucrânia: "um exercício sem precedentes de cooperação e reflexão profunda"

Solutions for Ukraine

"O nosso parlamento deveria transformar-se numa instituição democrática, legislativa e europeia", afirmou o presidente do parlamento ucraniano, Volodymyr Groysman, numa conferência de três dias que decorreu esta semana no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas. Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com a boa prática parlamentar, supervisão e legislação. Os deputados abordaram ainda algumas sugestões para melhorar o processo legislativo no parlamento ucraniano. (Ler mais...)

Gabrielius Landsbergis: "As sanções contra a Rússia já estão a dar resultados"

Gabrielius Landsbergis, eurodeputado lituano do PPE.

O Parlamento Europeu debateu, esta terça-feira, 9 de junho, em plenário um relatório sobre o estado das relações entre a União Europeia e a Rússia. Falámos o responsável do relatório, Gabrielius Landsbergis, sobre a recente proibição de entrada de políticos e representantes da UE na Rússia e o impacto das sanções. O relatório é votado em plenário esta quarta-feira, 10 de junho. (Ler mais...)

Karas: risco de escalada militar na Ucrânia aumenta se as negociações fracassarem

Entrevista com Othmar Karas.

Os Estados-Membros relançaram as negociações de paz com a Rússia e a Ucrânia para evitar o agravamento da situação. Na segunda-feira, a Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu debateu a questão com Alexey Pushkov, presidente da Comissão dos Assuntos Externos da Duma. Após a reunião falámos com Othmar Karas, eurodeputado austríaco do PPE e presidente da Delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Rússia. (Ler mais...)

Situação na Ucrânia e relações entre a UE e a Rússia

©Belga/AFP/F.Monteforte

Numa resolução hoje aprovada em plenário sobre a situação na Ucrânia e o estado das relações entre a UE e a Rússia, os eurodeputados instam as partes a envidarem todos os esforços para uma aplicação integral e de boa-fé do acordo de cessar-fogo de Minsk, com vista a abrir caminho para o início de um verdadeiro processo de paz. Os eurodeputados exortam a Rússia a retirar imediatamente todos os meios militares e todas as suas forças da Ucrânia para acabar com a "guerra híbrida". (Ler mais...)

Momento histórico: acordo UE –Ucrânia votado em simultâneo em Estrasburgo e Kiev

O acordo deve aumentar as receitas da Ucrânia em cerca de 1,2 mil milhões de euros por ano.

Foi um momento simbólico: o Parlamento Europeu e o parlamento ucraniano aprovaram em simultâneo, esta terça-feira, em Estrasburgo e em Kiev, o Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia para reforçar as relações bilaterais. Foi a primeira vez que o Parlamento Europeu realizou uma votação em simultâneo. O acordo foi aprovado num período de conflito na Ucrânia e de sanções comerciais entre a Rússia e a UE. (Ler mais...)

Paweł Kowal: Se a reação da UE for fraca, Putin continuará em frente

Chat no Facebook com Pawel Kowal.

Há quatro meses que a situação na Ucrânia faz as parangonas dos jornais. As manifestações em massa deram lugar a protestos violentos e à anexação da península da Crimeia pela Rússia. Paweł Kowal, presidente da Delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Ucrânia, sente que “a UE deveria ter reagido muito mais cedo”. O eurodeputado polaco do ECR conversou com os fãs da página do Parlamento Europeu no Facebook sobre o tema esta quarta-feira, 9 de abril. (Ler mais...)

Ucrânia: Parlamento Europeu apela à Rússia que retire de imediato forças militares da Crimeia

©Belga/AFP/V.Drachev

O Parlamento Europeu condenou hoje "o ato de agressão russo ao invadir a Crimeia", que constitui uma parte indissociável da Ucrânia, e apelou à "retirada imediata de todas as forças militares ilegalmente presentes em território ucraniano". Estes atos "violam claramente" a Carta das Nações Unidas e outras normas internacionais e "representam uma ameaça para a segurança da UE", dizem os eurodeputados. (Ler mais...)

Ucrânia: a saída da crise

O que fazer para resolver a crise na Ucrânia? ©BELGAIMAGE/AFP/G.Savilov

O que fazer para resolver a crise na Ucrânia? Há dias que líderes políticos de toda a Europa e do mundo debatem a melhor forma de lidar com a Rússia e impedir uma eventual escalada da situação. O presidente da delegação à comissão parlamentar de cooperação UE-Rússia, o eurodeputado alemão do S&D, Knut Fleckenstein e o presidente da delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Ucrânia, eurodeputado polaco do ECR, Paweł Kowal explicam-nos as alternativas. (Ler mais...)

Kowal: "Dentro de 10-15 anos será natural falar da adesão da Ucrânia"

Entrevista com Pawel Kowal, eurodeputado polaco do grupo ERC,

A cimeira de Vilnius sobre a Parceira Oriental poderá tornar-se um marco nas relações entre a UE e a Ucrânia, se ambas as partes assinarem o Acordo de Associação. O presidente da delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Ucrânia, Paweł Kowal, respondeu a algumas questões, em vésperas da apresentação do relatório sobre o caso Timoshenko em Conferência de Presidentes pelos enviados do Parlamento Europeu Pat Cox e Aleksander Kwasniewski. (Ler mais...)

 
REF.: 20140304TST37506