Ciclo de vida em sessão
Ciclo relativo ao documento : O-0141/2010

Textos apresentados :

O-0141/2010 (B7-0559/2010)

Debates :

PV 11/11/2010 - 5
CRE 11/11/2010 - 5

Votação :

OJ 11/11/2010 - 60

Textos aprovados :


Perguntas Parlamentares
7 de Outubro de 2010
O-0141/2010/rev.1
Pergunta com pedido de resposta oral
à Comissão
Artigo 115.º do Regimento
Esther Herranz García, Albert Deß, Mairead McGuinness, Giovanni La Via, Michel Dantin, Véronique Mathieu, Gabriel Mato Adrover, Herbert Dorfmann, Georgios Papastamkos, Mariya Nedelcheva, Filip Kaczmarek, Jarosław Kalinowski, Béla Glattfelder, Czesław Adam Siekierski, Rareş-Lucian Niculescu, Sergio Paolo Frances Silvestris, Elisabeth Köstinger, Milan Zver, Peter Jahr, Maria do Céu Patrão Neves, em nome do Grupo PPE
James Nicholson, em nome do Grupo ECR
Luis Manuel Capoulas Santos, Paolo De Castro, Stéphane Le Foll, Iratxe García Pérez, em nome do Grupo S&D

 Assunto: A crise no sector pecuário da UE
 Resposta 

A viabilidade de um elevado número de explorações pecuárias encontra-se seriamente ameaçada pela subida recente dos preços dos cereais na União Europeia, em grande parte devida à ocorrência de condições metereológicas extremas, mas também a fenómenos de especulação. Os preços dos cereais a nível mundial atingiram o seu ponto mais alto de há dois anos a esta parte. Sectores como o da carne de suíno encontram-se particularmente expostos, na medida em que as despesas com a alimentação dos animais podem chegar a atingir 60 por cento dos custos totais de produção. A volatilidade do mercado cerealífero ameaça causar grandes perturbações em todos os sectores da pecuária, e isto num momento em que estes sectores devem imperativamente observar normas cada vez mais rigorosas em matéria de segurança alimentar, meio ambiente e bem-estar dos animais.

A Comissão anunciou que libertará os stocks de cereais para intervenção nas próximas semanas. Que outras medidas tenciona a Comissão tomar para ajudar estes sectores a fazer face à situação actual? Está a Comissão a considerar a introdução de medidas de mercado melhoradas para tratar a questão da volatilidade dos preços?

Língua original da pergunta: EN
Última actualização: 25 de Outubro de 2010Advertência jurídica