Index 
 Anterior 
 Seguinte 
 Texto integral 
Ata
Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011 - Estrasburgo

3. Declarações da Presidência
Relato integral

O Presidente recorda que, em 27 de Janeiro de 2011, se comemora o 66.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

O Presidente recorda que, em 13 de Janeiro de 2011, a Lituânia comemorou o 20.º aniversário do "Domingo Sangrento", em que o exército soviético tinha tentado depor o governo democraticamente eleito. Por esta ocasião, o Presidente manifesta a solidariedade do Parlamento para com o povo vizinho da Bielorrússia, que continua a aguardar a liberdade e a democracia no seu país.

O Presidente congratula-se com o facto de a UE ter ratificado, em 23 de Dezembro de 2010, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que permitirá garantir a igualdade de direitos a cerca de 80 milhões de pessoas portadoras de deficiência na União Europeia.

O Presidente manifesta a sua preocupação com o desaparecimento de Gao Zhisheng, activista da oposição chinês, e lança um apelo ao governo chinês para que preste informações sobre o seu estado de saúde e comunique o sítio onde se encontra detido.

O Presidente recorda que, no início deste ano, a Bélgica foi sucedida pela Hungria na Presidência do Conselho da UE.

O Presidente conclui evocando as recentes eleições na Bielorrússia e os confrontos na Tunísia, e expressa a solidariedade do Parlamento aos familiares das vítimas e aos governos dos países do mundo recentemente afectados por catástrofes naturais.

Aviso legal - Política de privacidade