Pergunta parlamentar - H-0907/2006Pergunta parlamentar
H-0907/2006

Possível aquisição da Aer Lingus pela Ryanair

PERGUNTA ORAL H-0907/06
para o período de perguntas da sessão de Novembro de 2006
apresentada nos termos do artigo 109º do Regimento
por Eoin Ryan
à Comissão

Em 24 de Abril de 2006, a Comissária da Concorrência, Neellie Kroes, proferiu um discurso na Universidade de Leiden intitulado "A concorrência no sector da aviação: posição da Comissão Europeia".

 

Numa parte do seu discurso, a Comissária afirmou que, em relação a questões como a aquisição de companhias aéreas, antes de tomar uma decisão, a Comissão tem particularmente em conta o seguinte critério: "Um ponto de partida positivo não significa que podemos ignorar as repercussões que as fusões e alianças de companhias aéreas têm em vários sectores, em particular nas rotas que ligam os aeroportos centrais das partes implicadas".

 

Se a Ryanair adquirisse a Aer Lingus, examinaria a Comissão atentamente as repercussões desta aquisição no mercado irlandês, atendendo a que as duas companhias controlam mais de 80% do transporte aéreo entre a República da Irlanda e a Grã-Bretanha?

 

Examinaria igualmente a Comissão atentamente as repercussões desta fusão no funcionamento do aeroporto de Dublim, tendo em conta a posição dominante que ambas as companhias teriam neste aeroporto se a oferta pública de aquisição vingasse?

 

 

Apresentação: 18.10.2006

en