Visitas ao Parlamento Europeu em Estrasburgo

Estrasburgo

 

Estrasburgo é a sede oficial do Parlamento Europeu. É aqui que os deputados se reúnem mensalmente durante quatro dias para debaterem e votarem no decurso das sessões plenárias.

Esta semana é um ponto alto no processo legislativo da UE, que se pauta pela alteração, aprovação ou rejeição de propostas emanadas da Comissão. Convidamos os visitantes a assistirem a estas sessões e a ficarem a saber mais sobre esta instituição representativa no âmbito de uma visita informativa e aprofundada de cerca de uma hora.

 

Visitas guiadas ao Hemiciclo para grupos e individuais

Convidamo-lo a visitar o hemiciclo do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, quer durante as animadas semanas da sessão plenária ou fora delas. As nossas visitas são organizadas para grupos de 20 a 45 pessoas. Existe ainda um número limitado de lugares para assistir às sessões plenárias, a título individual. Os visitantes devem ter, pelo menos, 14 anos de idade. Para os alunos do ensino secundário recomendamos o programa Euroscola.

Durante o período de sessões

As visitas são efectuadas em quase todas as línguas oficiais da UE e incluem uma sessão informativa por um funcionário da instituição, eventualmente um encontro com um deputado se a respectiva agenda parlamentar o permitir, bem como a oportunidade de assistir a uma sessão plenária. As visitas são gratuitas, mas devem ser reservadas com antecedência.

Devido ao elevado número de pedidos recebidos, recomendamos que apresente o seu pedido com dois a três meses de antecedência. Por favor, tenha em conta que a possibilidade de efectuar visitas numa determinada data depende sempre dos lugares disponíveis.

Fora do período de sessões

Os grupos podem também visitar o Parlamento fora do período de sessões. Não são possíveis visitas individuais. O programa consiste num percurso guiado pelo Parlamento Europeu, incluindo o Hemiciclo, na projecção de uma curta-metragem e numa apresentação de carácter geral sobre o Parlamento Europeu, a cargo de um funcionário da Instituição. A pedido, poderá ser incluída uma informação aprofundada específica.

As visitas fora do período de sessões são efectuadas em inglês, francês e alemão. As visitas são gratuitas, mas devem ser reservadas com antecedência.

Devido ao elevado número de pedidos recebidos, recomendamos que apresente o seu pedido com dois a três meses de antecedência. As visitas realizam-se durante todo o ano, excepto nos dias feriados e de encerramento. Por favor, tenha em conta que a possibilidade de realizar visitas numa determinada data depende sempre dos lugares disponíveis.

O responsável pelo grupo deve enviar a solicitação para:

Parlamento Europeu

Gabinete de Informação de Estrasburgo
Allée du Printemps
F-67070 STRASBOURG Cedex
França

+33 3 88 17 51 84

 

Euroscola

O Parlamento Europeu convida escolas, professores e alunos a participarem no programa Euroscola - uma oportunidade para os alunos passarem um dia em Estrasburgo, como se fossem deputados!

O programa Euroscola abrange alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, provenientes dos 27 Estados Membros da União Europeia. Nas bancadas do Hemiciclo do Parlamento Europeu, os alunos têm a oportunidade única de vivenciarem o processo de tomada de decisões na UE sob a forma de um Parlamento Europeu dos Jovens, de carácter multilingue. O programa Euroscola permite que os alunos se reúnam, debatam, tomem partido, negoceiem, proponham alterações, votem e, finalmente, aprovem resoluções sobre temas de genuíno interesse europeu.

Perguntas frequentes - Visitas a Estrasburgo
 
É necessário comprar bilhete?

Não, a visita é gratuita.

 
É necessário reservar a visita de grupo com antecedência?

Dado o elevado número de solicitações, é aconselhável reservar com 2 a 3 meses de antecedência.

 
O PE oferece condições especiais para visitantes com deficiências físicas?

Sim, está disponível um número limitado de cadeiras de rodas. Caso necessite de uma, por favor, contacte-nos pelo e-mail Vissem-PT@europarl.europa.eu ou através do telefone +32.2.284.4777.

 
É possível assistir ao debate em plenário?

Existe um número limitado de lugares onde poderá assistir a uma sessão parlamentar durante 1 hora. Essa assistência não é garantida e depende da disponibilidade dos lugares.
Para assistir a uma sessão plenária do PE (consulte o calendário para saber as datas das sessões):

Apresente-se na entrada dos visitantes durante a sessão.para efeitos de inscrição, venha munido do seu bilhete de identidade, passaporte ou carta de condução;Os visitantes devem ter, pelo menos,14 anos de idade;

 
É permitida a entrada de cães-guia de invisuais e deficientes visuais?

Sim, o Parlamento Europeu franqueia o acesso a todos os visitantes, incluindo os que têm necessidades especiais.

 
É permitido fotografar dentro da área dos visitantes?

Sim, os visitantes podem fotografar e filmar. Durante as sessões plenárias, não é permitido fotografar nem filmar na galeria do Hemiciclo.

 
É possível um encontro com os nossos eurodeputados?

Os responsáveis dos grupos podem requerer uma breve reunião com um eurodeputado, cuja concretização dependerá da respectiva agenda. Por favor, contacte o gabinete do eurodeputado directamente.

 
É permitida a entrada de crianças?

Os visitantes devem ter, pelo menos, 14 anos de idade. Em Bruxelas, no Parlamentarium em Bruxelas e nas visitas individuais ao Hemiciclo é possível a entrada de crianças, em família.

 
Existem controlos de segurança?

Sim. Pedimos aos nossos visitantes para passarem os seus objectos pessoais num scâner e para atravessarem um detector de metais. Os controlos são semelhantes aos efectuados nos aeroportos.

 
Quanto tempo dura uma visita?

As visitas de grupo têm uma duração de 1 a 2 horas.

 
Onde comprar recordações?

Na loja de recordações que se encontra na área dos visitantes e que abre no período de sessões plenárias.

 
Há algum local para refeições?

Sim, os grupos podem reservar almoço na cantina dos visitantes. Também existe um bar.

 
A visita pode ser realizada na língua materna dos visitantes?

Sim, o Parlamento Europeu organiza visitas nas 23 línguas oficiais da UE, durante o período de sessões plenárias. Foras destas datas, as visitas são organizadas em Inglês, Francês e Alemão.

 
Há guarda-roupa?

Sim, para casacos e bagagem. O principal, logo a seguir ao controlo de segurança. O guarda-roupa só é vigiado aquando das sessões plenárias.

 
Onde estacionar o carro?

Recomenda-se vivamente o uso de transportes públicos pois existem poucos locais de estacionamento nas imediações do Parlamento Europeu.
Em Estrasburgo, os autocarros podem deixar/recolher os visitantes perto do edifício Louise Weiss (torre LOW), na rue Lucien Febvre.

 
 
Tools

Contacto

Parlamento Europeu

Gabinete de Informação de Estrasburgo
Allée du Printemps
F-67070 Strasbourg cedex
França

Indicações de viagem

Pode ir até ao Parlamento Europeu em Estrasburgo de autocarro, eléctrico ou comboio.

Autocarro

Os autocarros podem deixar/recolher os visitantes perto do edifício Louise Weiss (torre LOW) na rue Lucien Febvre.

 
Transportes públicos (CTS)

A linha E do eléctrico (direcção Robertsau Bocklin) - (paragem Parlement Européen) pára em frente ao edifício Louise Weiss, onde se encontra a Entrada de Visitantes.
As carreiras de autocarro 72, 30 (direcção Robertsau) e 6 (direcção Pont Phario) param no Conselho da Europa (paragem Droits de l'Homme), a 10 minutos, a pé, do Parlamento.

 
Comboio

Por favor, consulte a página dos Caminhos-de-Ferro franceses (SNCF) na Internet.SNCF

 

Visitantes com necessidades especiais

As nossas instalações estão preparadas para receber visitantes com mobilidade reduzida e com deficiências físicas. Vigiados por pessoal qualificado e equipados com elevadores e rampas, as salas de reuniões e os corredores do PE são de fácil acesso para pessoas em cadeiras de rodas. Durante a visita, os nossos funcionários podem trabalhar com os intérpretes de língua gestual, que acompanhem o grupo.

Por favor, informe-nos da presença de pessoas com deficiência no seu grupo,   para a eventualidade de ser necessário efectuar adaptações a fim de as acolher convenientemente.

Não hesite em contactar-nos por e-mail Vissem-PT@europarl.europa.eu.

Serviços

Salas de reunião
Cafetaria
Bar
Galeria do hemiciclo
Loja de recordações
Guarda-roupa
Zona para fotografias

Segurança

Não se esqueça de trazer consigo um documento de identificação (BI, cartão de cidadão, passaporte ou carta de condução). Não poderá entrar no Parlamento sem se identificar. O seu documento de identificação será examinado à entrada. Pedimos ainda aos nossos visitantes para passarem os seus objectos pessoais num scâner e para atravessarem um detector de metais.