"Fashion Art EU" 
"Fashion Art EU"

"Fashion Art EU"

A exposição "Fashion Art EU" ilustra os ideais de harmonia e integração defendidos pela União Europeia. Criada pelo Fashion Art Institute de Madrid, a exposição apresenta 28 peças que individualmente se inspiram nas raízes culturais de cada estado-membro, assim como nos valores comuns da Europa. A coleção, única no seu género, cria uma linguagem pictórica exclusiva na qual diferentes movimentos artísticos se reúnem para formar um elo perfeito.
A "Fashion Art EU" estará em exibição no Parlamentarium, em Bruxelas, entre os dias 20 de novembro de 2014 e 15 maio de 2015, sendo a entrada gratuita.

 

Centro de Visitantes - Parlamentarium

Parlamentarium

O Centro de Visitantes do Parlamento Europeu

Venha conhecer o Parlamento Europeu sob uma nova perspectiva. No Centro de Visitantes em Bruxelas, crianças e adultos têm a oportunidade de aprender mais, de uma forma inovadora, sobre a instituição que nos representa.

Os visitantes são conduzidos, num ambiente multimédia dinâmico e interactivo, através uma viagem pela história da integração europeia e do impacto que ela tem no nosso quotidiano. O centro oferece informação nas 24 línguas oficiais da União Europeia e a entrada é gratuita. As instalações foram concebidas de modo a permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais.

Descubra as suas características

Através de um invulgar ecrã digital de 360°, os visitantes submergem no centro da acção do Parlamento Europeu e vêem as pessoas que o constituem; os eurodeputados. Nas bancadas, um ecrã táctil permite conhecer melhor os nossos representantes democraticamente eleitos.

Embarque numa viagem virtual pela Europa e descubra o contributo da União Europeia em cada um dos países. Pode ainda ouvir relatos de concidadãos europeus sobre o significado que a UE tem para eles.

O túnel de vozes imerge-nos no património multilingue da Europa e os dispositivos tácteis 3D permitem explorar o Parlamento Europeu nos seus três locais de trabalho - Bruxelas, Estrasburgo e Luxemburgo.

 

Visita virtual

"História"

Virtual visit of "History area" 
Virtual visit of "History area"

"Unidade na diversidade"

Virtual visit of "United in Diversity" 
Virtual visit of "United in Diversity"

Multimedia produced by the Intranet Services Unit, DG ITEC, European Parliament

 

Conheça-nos melhor

Falamos a sua língua

Uma das características únicas do Centro é disponibilizar informação nas 24 línguas oficiais da UE. Tal é possível graças à utilização de pequenos guias multimédia portáteis que podem ser configurados de acordo com as preferências linguísticas.

Os guias multimédia exibem informações e curtos filmes em cada etapa da visita. Os guias podem ser adaptados com funções especiais para crianças, existindo igualmente software de áudio aperfeiçoado para visitantes com deficiências auditivas. Caso necessite de assistência, encontrará funcionários disponíveis em cada uma das etapas.

 

Em família

O Centro foi concebido para receber adultos e crianças de todas as idades. Foram criados circuitos especiais de uma hora para crianças dos 8 aos 14 anos e cada etapa da visita está adaptada ao público infantil. Os jovens visitantes receberão o seu próprio guia multimédia portátil, cuja utilização é gratuita.

 

Valorizamos a acessibilidade

O Centro de Visitantes dispõe das condições necessárias para acolher pessoas com necessidades especiais.

A pensar nos visitantes com mobilidade reduzida, o Centro oferece pleno acesso para cadeiras de rodas. Os funcionários presentes prestarão a assistência necessária, estando disponível um número limitado de cadeiras de rodas. Caso necessite de uma cadeira de rodas, queira informar-nos, o mais tardar um dia antes da sua chegada, por e-mail

ou por telefone.

Os visitantes com deficiências visuais têm à sua disposição um guia multimédia com ficheiros áudio especiais que descrevem o espaço, o conteúdo e as suas principais características. O Centro tem mapas de leitura táctil em neerlandês, inglês, francês e alemão, que lhe servirão de guia. Estão ainda disponíveis teclados em Braille em dois pontos do centro. É permitida a entrada de cães-guia.

Para os visitantes com deficiências auditivas, os guias multimédia estão equipados com filmes em língua gestual, nos idiomas inglês (BSL), francês (LSF), alemão (DGS) e neerlandês (NGT). Oferecemos também uma visita especial de uma hora para visitantes com deficiências auditivas. O Centro está equipado com emissores para receptores auriculares.

O Parlamento Europeu está permanentemente empenhado em melhorar o acesso de pessoas com necessidades especiais. Para quaisquer sugestões, queira contactar-nos através do e-mail:

 

Exhibitions and Events

We speak your language

The Parlamentarium Visitor Centre hosts events and exhibitions.

You are invited to explore the richness of Europe through exhibitions on the theme of united in diversity. Panel discussions, book fairs and presentations will also be held in our multifunctional suite.

Perguntas Frequentes - Parlamentarium
 
É necessário comprar bilhete de entrada?

Não, a visita é gratuita, tal como o uso dos guias multimédia.

 
É necessário marcar com antecedência?

Não. Pode apresentar-se no local a qualquer hora, durante o horário de abertura.

 
É possível visitar o Parlamentarium em grupo?

Sim. Para garantir que estará disponível um número suficiente de guias multimédia, queira informar-nos se o grupo for composto por mais de 20 pessoas, enviando um e-mail para: parlamentarium@europarl.europa.eu

 
Existem programas especiais para grupos escolares?

Sim. Realizamos um jogo de simulação que permite aos participantes desempenhar o papel de um deputado ao Parlamento Europeu. Para mais informações, queira consultar a secção referente ao Jogo de Simulação.

 
O Centro oferece condições especiais para visitantes com deficiências físicas?

Sim, o Centro foi concebido para garantir o fácil acesso a cadeiras de rodas. Queira informar-nos no caso de precisar de uma cadeira de rodas, por e-mail parlamentarium@europarl.europa.eu ou por telefone.

 
É permitida a entrada de cães-guia de invisuais ou deficientes visuais no Parlamentarium?

Sim. É permitida a entrada de cães-guia.

 
O Parlamentarium oferece condições especiais para pessoas com dificuldades auditivas?

Sim. Os guias multimédia estão equipados com vídeos em língua gestual nos idiomas inglês (BSL), francês (LSF), alemão (DGS) e neerlandês (NGT). Propomos também uma visita especial, de uma hora, para visitantes com deficiências auditivas. O Centro está equipado com emissores para receptores auriculares.

 
Existe acesso para carrinhos de bebé?

Sim. O Parlamentarium oferece todas as condições para visitantes acompanhados de crianças. Para mais informações, queira consultar a secção "Em família".

 
Os meus filhos vão gostar do Parlamentarium?

Muito provavelmente, sim! São organizados circuitos especiais para crianças dos 8 aos 14 anos que duram cerca de uma hora. Todas as secções do Parlamentarium estão adaptadas ao público infantil. As aplicações práticas foram especialmente concebidas para os jovens visitantes.

 
Existem fraldários no Centro de Visitantes?

Sim.

 
Existe uma creche onde deixar as crianças?

Não.

 
É necessário um comprovativo de identidade para aceder ao Parlamentarium?

Não.

 
São efectuados controlos de segurança?

Sim. Pedimos aos nossos visitantes para passarem os seus objectos pessoais num scâner e para atravessarem o detector de metais.

 
Quanto tempo poderá durar uma visita ao Parlamentarium?

Recomendamos que conte, pelo menos, com uma hora de visita.

 
Onde comprar recordações?

Há uma loja de recordações no Parlamentarium. A loja está aberta ao público durante o horário de abertura do Centro.

 
É possível comer algo no Parlamentarium?

No Parlamentarium há uma cafetaria onde pode comprar bebidas e snacks.

 
O Parlamentarium de Visitantes está aberto aos fins-de-semana?

Sim, o Centro está aberto todos os dias.
Segunda-feira 13:00 - 18:00
Terça e quarta-feira 09:00 - 18:00
Quinta e sexta-feira 09:00 - 18:00
Sábado e domingo 10:00 - 18:00
O Parlamentarium está aberto ao público durante todo o ano, excepto nos dias: 1 de Janeiro, 1 de Maio, 1 de Novembro e 24, 25, 31 de Dezembro.

 
Quais as línguas facultadas no Parlamentarium?

Toda a informação está disponível nas 24 línguas oficiais da UE. Esta é uma das características ímpares do Parlamentarium.

 
O Parlamentarium proporciona visitas guiadas?

Não. São disponibilizadas guias multimédia portáteis que exibem informações e curtos filmes em cada etapa da sua visita.

 
Existe um guarda-roupa?

Poderá deixar o seu casaco guardado no vestiário. Há também cacifos, com chave, para mochilas, sacos, etc. Serão solicitados 5 euros por cacifo, como garantia, que são devolvidos no final da visita.

 
Onde estacionar o carro?

Recomenda-se vivamente o uso de transportes públicos, uma vez que não há parques de estacionamento perto do PE.

 
Onde deixar as bicicletas?

Existe um estacionamento para bicicletas no exterior do Parlamentarium. Por favor, traga o seu próprio cadeado, pois não os fornecemos.

 
 
Tools

Contacto

Parlamento Europeu

Parlamentarium - Centro de Visitantes do Parlamento Europeu
Willy Brandt building
Rue Wiertz 60/ Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelas
Bélgica

Horário de abertura

Segunda-feira
13:00 - 18:00
 
 
Terça-feira
09:00 - 18:00
 
 
Quarta-feira
09:00 - 18:00
 
 
Quinta-feira
09:00 - 18:00
 
 
Sextas-feira
09:00 - 18:00
 
 
Sábados
10:00 - 18:00
 
 
Domingos
10:00 - 18:00
 
 

Última admissão de entrada; 30 minutos antes da hora de encerramento.

O centro está encerrado nos seguintes dias:

1 de Janeiro
1 de Maio
1 de Novembro
24, 25, 31 de Dezembro

A entrada é gratuita.

Indicações de viagem

Pode vir até ao Centro de Visitantes de autocarro, metro, comboio, ou caminhar até ao quarteirão europeu desde o centro da cidade. Recomenda-se vivamente o uso de transportes públicos, dado o limitado espaço de estacionamento nas imediações do PE.

Comboio

As três principais estações ferroviárias de Bruxelas - Midi, Central e Nord - fazem a ligação com a estação Bruxelas-Luxembourg, localizada a 200 metros do Centro de Visitantes.SNCB

 
Autocarro ou metro

A Société des Transports Intercommunaux de Bruxelles (STIB) é o principal operador de transportes públicos em Bruxelas. Os eléctricos, autocarros e metropolitanos da STIB pertencem à mesma rede, pelo que poderá mudar de transporte facilmente utilizando o mesmo bilhete.STIBAutocarro
As linhas 27 e 38 fazem a ligação entre o centro da cidade e a Place de Luxembourg. As linhas 12 e 21 fazem a ligação entre o Aeroporto Internacional de Bruxelas e a Place de Luxembourg.
Metro
Linhas 1 e 5 com destino a Maelbeek (10 minutos a pé até ao Parlamento) Linhas 2 e 6 com destino a Trône (7 minutos a pé até ao Parlamento)
pdf Ver mapa

 

Serviços

O Centro oferece toda uma série de serviços aos visitantes:

Cafetaria
Loja de recordações
Guarda-roupa e cacifos
Área de exposições
Centro de recursos

Descarregar brochura

Para saber mais sobre o Parlamentarium:

Segurança

Não é necessário um documento de identificação para entrar no Parlamentarium. À chegada, será encaminhado(a) para o controlo de segurança e os seus objectos pessoais passarão por um scâner.