No passado 

O Parlamento Europeu evoluiu de forma significativa ao longo dos anos, acumulou novas responsabilidades e ganhou importância. O seu antecessor, a Assembleia, era apenas um supervisor. Hoje, o Parlamento Europeu é a única instituição eleita por sufrágio direto e é responsável por representar os interesses dos cidadãos. Para além de moldar e aprovar nova legislação, também é responsável por monitorizar as instituições da UE e promover os direitos humanos dentro e fora da União Europeia. Nesta secção, encontrará mais informação sobre a evolução do Parlamento ao longo do tempo.

Eleições anteriores 

O(a)s deputado(a)s ao Parlamento Europeu são eleito(a)s por sufrágio direto em toda a UE desde 1979. Consulta os resultados das últimas eleições e os dados históricos sobre a composição do Parlamento, a participação eleitoral e a percentagem de deputadas eleitas para o Parlamento Europeu.

O PE e os Tratados 

As revisões dos tratados europeus aumentaram progressivamente os poderes do Parlamento. Sabe mais sobre a evolução do direito primário da UE e sobre o seu impacto no Parlamento.

Os Arquivos do Parlamento Europeu 

Podes consultar fontes históricas, artigos e estudos, bem como descobrir o contributo do Parlamento para a integração europeia.

in the past    
 

Cronologia do Parlamento Europeu

Consulta a nossa cronologia, acompanha a evolução do Parlamento Europeu ao longo dos anos e explora as fotografias e os vídeos dos acontecimentos históricos que marcaram o Parlamento.

Os Arquivos do Parlamento Europeu

Os Arquivos do Parlamento Europeu conservam os registos oficiais da instituição desde a sua criação em 1952, contendo coleções de documentos que cobrem as suas atividades legislativas, políticas e administrativas.