Os intergrupos do Parlamento Europeu 

Os intergrupos podem ser constituídos por deputados de todos os grupos políticos e de todas as comissões, tendo por objetivo uma troca informal de pontos de vista sobre assuntos específicos e a promoção dos contactos entre os deputados e a sociedade civil. Os intergrupos não são órgãos do Parlamento, pelo que não podem exprimir-se em nome da Instituição.

Os intergrupos são regidos por uma regulamentação adotada pela Conferência dos Presidentes em 16 de dezembro de 1999 (atualizada pela última vez em 11 de setembro de 2014), que estabelece as condições em que os intergrupos podem ser constituídos no início de cada legislatura e as suas normas de funcionamento.

Os presidentes dos intergrupos têm a obrigação de declarar todas as ajudas recebidas, financeiras ou de outra natureza, segundo os critérios aplicáveis aos deputados a título individual. As declarações devem ser apresentadas todos os anos, sendo inscritas num registo público cuja manutenção é da responsabilidade dos Questores.

Lista dos intergrupos

Na sua reunião de 11 de dezembro de 2019, a Conferência dos Presidentes aprovou a seguinte lista de intergrupos, a instituir no decurso da atual legislatura: