Sobre o programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

O Programa «Escola Embaixadora do Parlamento Europeu» visa sensibilizar os alunos para a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus.

Incentiva também os alunos a participarem ativamente nos processos democráticos da UE. Destina-se a alunos provenientes de diferentes horizontes no que respeita a percursos escolares, meios sociais e origens geográficas.

Atividades

As escolas selecionadas para participar no programa nomeiam professores e alunos embaixadores seniores e júniores, respetivamente, que ficam encarregados da execução do programa. Os professores ocupam-se do aspeto educativo, principalmente na preparação de aulas sobre a democracia parlamentar europeia. Os docentes podem utilizar os materiais didáticos interativos do Parlamento Europeu, que incluem informações gerais e factos sobre a UE, formação em matéria de competências e participação democráticas, jogos de simulação em aula e questionários. Os professores e os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades como a criação de um ponto de informação sobre a UE, a organização de eventos no âmbito do Dia da Europa ou a criação de conteúdos para as redes sociais. Comunicam com deputados ao Parlamento Europeu, outros embaixadores e parceiros e interagem com a sua comunidade.

Acreditação e recompensas

No final de cada ano letivo, as atividades realizadas pelas escolas são avaliadas. Após a conclusão com êxito do programa, as escolas são certificadas como escolas embaixadoras e são atribuídos certificados aos embaixadores seniores e júniores em cerimónias organizadas pelos Gabinetes de Ligação do Parlamento Europeu locais, muitas vezes na presença de deputados ao Parlamento Europeu, representantes das autoridades nacionais e locais, e parceiros. Pode ser dada a possibilidade aos professores e alunos de participarem nas sessões Euroscola em Estrasburgo ou noutros eventos organizados pelo Parlamento Europeu nos Estados-membros e em Bruxelas ou Estrasburgo.

Um grupo de embaixadores principais visita as instalações do Parlamento Europeu em Estrasburgo durante um seminário para professores.

A rede de escolas embaixadoras

Com cerca de 1 500 escolas embaixadoras do Parlamento Europeu certificadas, 3 700 professores nomeados embaixadores seniores e quase 23 000 alunos nomeados embaixadores júniores, a rede oferece às escolas uma excelente oportunidade para o intercâmbio de práticas de excelência e a cooperação na execução do programa. A rede de escolas embaixadoras faz parte de uma comunidade mais ampla que coopera com o Parlamento Europeu, nomeadamente através da plataforma unidos.eu. A rede proporciona às escolas a oportunidade de participarem num vasto conjunto de atividades organizadas pelo Parlamento Europeu e pelos seus Gabinetes de Ligação e parceiros institucionais e de estabelecerem contacto com várias entidades europeias, nacionais e locais, e organizações da sociedade civil.

Fotografia de grupo tirada num seminário para professores realizado em Bruxelas no âmbito do programa «Escola Embaixadora do Parlamento Europeu», que reuniu embaixadores principais provenientes de toda a União Europeia.

Visite a nossa página no Facebook e permaneça ligado à rede de escolas embaixadoras

Consulte a nossa página no Facebook

Página da rede de escolas embaixadoras