Eleições europeias: a oportunidade de dar a tua opinião
As eleições europeias dão-te a oportunidade de escolher quem te representará no Parlamento Europeu e de ajudar a decidir o tipo de Europa que queremos.
As eleições europeias dizem respeito à seleção de quem quer que defenda os seus interesses na UE. o(a)s deputado(as) ao Parlamento Europeu não só elaboram e aprovam nova legislação, mas também votam em novos acordos de comércio, fiscalizam as instituições e a forma como é despendido o dinheiro da UE, bem como lançam investigações sobre questões específicas. Informa-te sobre o(a)s deputado(a)s que representam o teu país neste momento.
Ao votar nas eleições da UE, exerce o seu direito democrático de participar nas decisões sobre o futuro da Europa e confere ao Parlamento a legitimidade de que este necessita para desempenhar as suas funções.
As eleições realizam-se de cinco em cinco anos e são as maiores eleições transnacionais do mundo. Na sequência das eleições, o Parlamento vota para eleger o(a) novo(a) Presidente da Comissão Europeia, que é o órgão executivo da UE, e aprova todo o colégio de comissário(a)s.
Nas últimas eleições, em maio de 2019, verificou-se um aumento significativo da taxa de participação do(a)s eleitore(a)s, que aumentou para uma média da UE superior a 50%. O Parlamento realizou uma campanha de informação apartidária que instava as pessoas a votar. A campanha levou ao lançamento da comunidade Together.EU, com o objetivo de promover debates sobre o futuro democrático da Europa.
Como funciona o processo de votação
Embora existam algumas regras comuns relativas às eleições, alguns aspetos podem variar de país para país, como, por exemplo, a possibilidade de votar por correspondência ou a partir do estrangeiro.
Os dias das eleições também podem ser diferentes. As eleições começam, normalmente, numa quinta-feira (dia em que, regra geral, os Países Baixos votam) e terminam num domingo (quando a maioria dos países realiza as suas eleições).
O número de deputado(a)s eleito(a)s em cada país depende da dimensão da população, com os países mais pequenos a obterem mais lugares do que a estrita proporcionalidade implicaria. Atualmente, o número de deputado(a)s ao Parlamento Europeu vai de seis para Malta, Luxemburgo e Chipre até 96 para a Alemanha.
As eleições são disputadas pelos partidos políticos nacionais, mas, uma vez o(a)s deputado(a)s ao Parlamento Europeu eleito(a)s, a maioria opta por integrar grupos políticos transnacionais. A maioria dos partidos nacionais está associada a um partido político a nível europeu.