O QUE É O EUROBARÓMETRO? 

Desde 1973, as instituições europeias encomendam periodicamente sondagens de opinião pública, o Eurobarómetro, em todos os Estados-Membros da UE.

Em 2007, o Parlamento Europeu lançou a sua própria série de sondagens específicas Eurobarómetro. Estas sondagens abrangem uma vasta gama de questões, centradas na perceção e nas expectativas dos cidadãos relativamente à ação da UE, bem como nos principais desafios com que a União é confrontada. As sondagens avaliam ainda, de forma pormenorizada, as atitudes dos cidadãos em relação à UE e ao Parlamento Europeu e seguem atentamente as opiniões do público sobre as eleições europeias. Graças a este exercício de longa data, a análise dos resultados fornece uma informação minuciosa sobre as tendências e a evolução da opinião pública sobre as questões europeias, tanto a nível nacional como a nível sociodemográfico.

ELEIÇÕES EUROPEIAS

O Parlamento realiza uma série de sondagens específicas Eurobarómetro tendo em vista as eleições europeias. Estas sondagens incidem nas atitudes dos cidadãos europeus no período que antecede as eleições europeias, avaliando o interesse dos cidadãos pelas eleições e as suas opiniões sobre o projeto europeu. Análises pós-eleitorais pormenorizadas, realizadas após as eleições europeias, completam este importante contributo para a boa compreensão do comportamento de voto dos cidadãos europeus.

PARLÓMETRO

O Parlómetro é uma sondagem Eurobarómetro que o Parlamento Europeu encomenda anualmente a todos os Estados-Membros da UE desde 2007. Destina-se a obter a opinião dos cidadãos europeus sobre o Parlamento Europeu. Estas sondagens avaliam a imagem pública e o papel do Parlamento e os conhecimentos dos cidadãos sobre a instituição. O Parlómetro visa igualmente acompanhar a opinião pública no que diz respeito à pertença à UE e às vantagens que tal comporta, ao sentimento de identidade dos cidadãos, à relação entre cidadania europeia e cidadania nacional, às políticas prioritárias e aos valores.

SONDAGENS ESPECÍFICAS

O Parlamento utiliza também as sondagens Eurobarómetro para analisar a opinião pública sobre temas específicos, quer centrando-se em grupos sociodemográficos específicos, como a juventude, quer em questões relacionadas com a atividade da instituição, por exemplo, a igualdade de género ou a crise económica e social. Algumas publicações desta categoria são dedicadas às tendências históricas utilizadas para o acompanhamento das principais flutuações da opinião pública europeia desde 1973. Apresentados de forma cronológica, os dados revelam a perceção que os cidadãos europeus têm da União através das suas medidas mais importantes, nomeadamente a nível institucional, político, económico e social.

INFORMAÇÕES DESTINADAS AO PLENÁRIO

Em cada período de sessões, é fornecida aos deputados uma seleção de informações recentes provenientes das sondagens Eurobarómetro sobre os principais temas tratados no plenário, a fim de apoiar os deputados nas suas atividades políticas e de comunicação e, deste modo, alimentar o debate com informações oportunas e pertinentes. Esta secção reúne todas as edições do boletim informativo publicadas até à data.

Our last publications  

Ano: 
-
Tipo:Informações Destinadas Ao Plenário  

Plenary Insights is a monthly newsletter aiming at providing public with the most recent Eurobarometer data on key topics of the current plenary agenda.

Ano: 
-
Tipo:Informações Destinadas Ao Plenário  

Plenary Insights is a monthly newsletter aiming at providing public with the most recent Eurobarometer data on key topics of the current plenary agenda.