Pedidos de Informação dos Cidadãos (Ask EP) 

Se quiser saber mais sobre as atividades, as competências e a organização do Parlamento Europeu, pode contactar a Unidade de Pedidos de Informação dos Cidadãos (Ask EP), utilizando o formulário para o qual remetemos abaixo.

Você pergunta, nós respondemos

Apresentamos nesta página uma seleção de assuntos recentes que constituem um motivo de preocupação para os cidadãos que se dirigem por escrito ao Parlamento Europeu, bem como as respetivas respostas.

  • Pedidos de informação dos cidadãos ao Parlamento Europeu em 2019 

    Ao longo de 2019, cidadãos de toda a UE e do resto do mundo dirigiram-se ao Parlamento Europeu solicitando informações, expressando opiniões ou apresentando ideias sobre os mais diversos assuntos. A Unidade de Pedidos de Informação dos Cidadãos (Ask EP) transmite respostas claras às perguntas dos cidadãos.

    Em 2019, foram apresentadas mais de 68 000 perguntas, observações e sugestões ao Parlamento Europeu ou ao seu Presidente.

      
  • Encontro Europeu da Juventude 

    O Parlamento Europeu recebe regularmente perguntas dos cidadãos sobre o Encontro Europeu da Juventude. Também está interessado? Descubra como pode participar! O Encontro Europeu da Juventude (também conhecido por EYE) é um evento de dois dias que reúne milhares de jovens europeus na sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

      
  • Entre em contacto com o Parlamento Europeu 

    O Parlamento Europeu recebe regularmente perguntas dos cidadãos sobre a forma de contactar o Parlamento, os seus deputados e os seus serviços. Se tiver alguma pergunta, quem deve contactar?

      
  • Papel do Parlamento Europeu nas audições dos comissários indigitados em 2019 

    O Parlamento Europeu recebe regularmente perguntas dos cidadãos sobre o papel que desempenha no processo de aprovação de uma nova Comissão Europeia. Nos termos do Tratado da União Europeia, o Parlamento Europeu intervém duas vezes no processo de aprovação de uma nova Comissão Europeia.

      
  • Tradução e interpretação no Parlamento Europeu 

    O Parlamento Europeu recebe regularmente perguntas de cidadãos sobre a forma como funcionam os serviços de tradução e interpretação no Parlamento Europeu. Atualmente, a União Europeia tem 24 línguas oficiais: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.

      
  • Caso deseje obter o texto integral na sua língua oficial da UE, pode dirigir-se à Unidade de Pedidos de Informação dos Cidadãos (Ask EP) utilizando este formulário.