Trabalhar para a UE – Porquê o Parlamento Europeu? 

O Parlamento Europeu: venha trabalhar connosco no coração da UE!

Somos uma organização multinacional, multilingue e multicultural, que emprega pessoas oriundas de toda a Europa. Ao vir trabalhar para o Parlamento Europeu, terá ao seu dispor oportunidades de emprego interessantes e variadas no seio de uma organização e de um ambiente de trabalho únicos no coração da UE.

Para desenvolver a sua atividade principal, que consiste em oferecer aos deputados ao Parlamento Europeu e aos cidadãos os melhores serviços possíveis, o Parlamento centra-se cada vez mais em projetos e na inovação. Enquanto organização dinâmica, os nossos métodos de trabalhos são constantemente melhorados e atualizados.

A maioria das equipas trabalha no dia-a-dia com uma ou duas línguas principais, mas o Parlamento, enquanto fervoroso defensor do multilinguismo no seu trabalho político, oferece aos membros do seu pessoal a possibilidade de aprender outras línguas da UE.

O pessoal do Parlamento trabalha em edifícios modernos dotados de infraestruturas adaptadas aos diferentes métodos de trabalho e de excelentes instalações, como centros desportivos.

O que fazemos: trabalhar para a UE e reforçar a democracia

No exercício das nossas funções no Parlamento Europeu, facultamos aos deputados os meios que lhes permitam agir em prol de uma democracia europeia resiliente e eficaz.

À semelhança dos eurodeputados, somos oriundos de todos os Estados-Membros da UE. A maioria de nós trabalha num dos três locais de trabalho do Parlamento: Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. Um número mais reduzido de agentes trabalha nos dos gabinetes de ligação do Parlamento, situados nos diferentes Estados-Membros da UE.

Procuramos prestar aos deputados o melhor apoio e os melhores serviços possíveis, colocando a tónica nos resultados, na inovação e na satisfação dos clientes.

Todos os membros do pessoal apoiam, direta ou indiretamente, o trabalho dos deputados ao Parlamento Europeu, em benefício dos cidadãos da UE, e numa vasta gama de domínios.

No Parlamento Europeu poderá trabalhar num dos seguintes domínios...

  • #Sessão plenária: As sessões plenárias do Parlamento têm lugar em Estrasburgo e em Bruxelas. Este trabalho abarca várias funções desde a organização dos debates no hemiciclo até à gestão da tecnologia necessária para as votações dos atos legislativos, para a interpretação, para o som, para a transmissão via Internet...
  • #Comissões parlamentares Antes de se reunirem em sessão plenária, os deputados ao Parlamento Europeu trabalham no seio de comissões parlamentares, que debatem e redigem as posições do Parlamento sobre as propostas legislativas, as políticas e o orçamento da UE. A nossa atividade incide em toda a gama de políticas e competências da UE, cobrindo todas as políticas internas e as relações externas. Organizamos reuniões de comissões parlamentares; prestamos assistência aos deputados na elaboração dos relatórios parlamentares, redigimos notas informativas e estabelecemos contactos com as demais instituições da UE ao longo de todo o processo legislativo.
  • #Estudos e investigação: Efetuamos estudos e pesquisas de elevada qualidade, com base nos pedidos que nos são endereçados, a fim de garantir que os deputados ao Parlamento Europeu disponham de todas as informações de que necessitam para levar a cabo o seu trabalho enquanto legisladores e decisores políticos.
  • #Assuntos jurídicos: Disponibilizamos aos deputados análises e pareceres jurídicos de elevada qualidade em todos os domínios de atividade do Parlamento.
  • #Comunicação: Comunicamos em todas as 24 línguas oficiais da UE para garantir que os cidadãos da UE possam acompanhar o trabalho parlamentar. Dispomos de especialistas que trabalham nas áreas da imprensa e das redes sociais, no setor audiovisual, na conceção e no design e em muitos outros âmbitos mais especializados da comunicação.
  • #Multilinguismo: Garantimos que os deputados possam trabalhar em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE, prestando serviços de interpretação, de tradução e de verificação jurídico-linguística, bem como outros serviços linguísticos de elevada qualidade.
  • #Recursos humanos: Prestamos serviços destinados ao pessoal, colocando o desenvolvimento e o bem-estar do pessoal no cerne das nossas atividades. Contribuímos para colocar, no momento certo, a pessoa certa no lugar certo e para proporcionar ao pessoal um ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo.
  • #Informática e TI: Concebemos, desenvolvemos e aplicamos soluções informáticas de qualidade no Parlamento no quadro de projetos informáticos, e também asseguramos a manutenção e segurança dos sistemas.
  • #Edifícios e logística: Executamos os projetos imobiliários do Parlamento e asseguramos a manutenção dos edifícios em todos os locais de trabalho, bem como a gestão da logística (transportes, etc.).
  • #Finanças: Gerimos o orçamento e as finanças do Parlamento e prestamos apoio administrativo aos deputados.
  • #Segurança: Velamos pela segurança dos edifícios e do pessoal do Parlamento.
  • #Inovação transversal: Independentemente do setor da nossa organização em que trabalhe, existem muitas oportunidades para contribuir para projetos estratégicos com colegas de diferentes serviços.

Oferecemos possibilidades de formação e de desenvolvimento contínuos

Todos os membros do nosso pessoal têm ao seu dispor um vasto leque de oportunidades de aprendizagem e de crescimento no plano profissional ao longo da sua carreira.

Mobilidade do pessoal: A menos que desempenhem funções muito específicas (por exemplo, médicos, arquitetos ou linguistas), os funcionários do Parlamento são incentivados a mudar de posto de trabalho, pelo menos, de sete em sete anos. Ao mudarem de posto de trabalho regularmente, os membros do pessoal têm a possibilidade de conhecer novos domínios de trabalho do Parlamento, de desenvolver novas competências e de adquirir novas experiências, contribuindo desse modo para que a nossa organização seja flexível e seja capaz de dar resposta aos desafios.

Aprendizagem e desenvolvimento: Promovemos e valorizamos a aprendizagem contínua. Propomos não apenas uma vasta gama de cursos de formação e de programas de desenvolvimento, mas também velamos por que os nossos agentes participem em projetos profissionais interessantes e ambiciosos e colaborem com especialistas experientes, o que proporciona oportunidades inestimáveis de aprendizagem no local de trabalho.

Progressão na carreira: A progressão na carreira no Parlamento alicerça-se numa política de promoções transparente e baseada no mérito. Os membros do pessoal são convidados e encorajados a desenvolver as suas capacidades ao longo do tempo, nomeadamente realizando novos projetos, assumindo maiores responsabilidades ou passando a exercer funções de chefia.

Licenças sem vencimento: Os funcionários do Parlamento podem solicitar uma ou mais interrupções de carreira (não remuneradas, mas com direito a retomar a atividade), por exemplo, para voltar a estudar, alargar os horizontes durante uma viagem ou experimentar uma carreira diferente fora das instituições da UE.

Oferecemos um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado

Enquanto organização inclusiva e diversificada, acreditamos que a nossa força e o nosso sucesso residem na aceitação e na valorização das nossas diferenças.

O Parlamento é um acérrimo defensor da inclusão e da diversidade. Com o firme apoio dos deputados ao Parlamento Europeu, trabalhamos ativamente para garantir que todos os membros do pessoal, estagiários e visitantes se sintam bem acolhidos e respeitados na nossa organização. Promovemos um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, isento de qualquer tipo de discriminação.

O Parlamento apoia os candidatos e os membros do pessoal portadores de deficiência. Garantimos a igualdade de oportunidades e adotamos medidas de adaptação razoáveis destinadas a colegas que delas necessitem para o exercício das suas funções.

O Parlamento é uma organização multinacional e multicultural. Os membros do nosso pessoal provêm de todos os Estados-Membros da UE e trabalham em conjunto para construir uma Europa unida na diversidade.

Oferecemos um ambiente de trabalho flexível e solidário

O Parlamento oferece diferentes regimes de trabalho flexíveis e de estruturas de apoio ao pessoal e às respetivas famílias.

Teletrabalho: Para efeitos de promoção de um equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada, oferecemos a possibilidade de trabalhar em casa durante uma parte do seu tempo de trabalho, com a ajuda de software e hardware modernos e de uma série de equipamentos de videoconferência.

Trabalho a tempo parcial:  Oferecemos uma vasta gama de regimes a tempo parcial, que podem ser utilizados e adaptados de acordo com as suas necessidades e as necessidades da sua equipa.

Diferentes tipos de licenças familiares: Oferecemos:

  • licença de maternidade e licença parental para o/a ajudar a cuidar dos seus filhos;
  • licença para assistência à família para prestar auxílio, por exemplo, a familiares idosos;
  • licença especial para o/a ajudar a cuidar de familiares doentes.

Escolas, creches e infantários: Oferecemos estruturas de elevada qualidade de acolhimento de crianças e acesso às escolas europeias. Alguns dos nossos edifícios também estão equipados com locais para amamentação e salas destinadas às famílias.

Apoio aos agentes expatriados: A maioria dos nossos agentes encontra-se fora do respetivo país de origem, pelo que oferecemos um vasto leque de serviços para simplificar a mudança e a vida num país diferente. Prestamos informações e apoio administrativo relacionados com transferências, organizamos eventos para os recém-chegados, em colaboração com outras instituições da UE, e podemos também prestar o nosso apoio ao seu cônjuge ou parceiro civil que o acompanhe na sua mudança. Pode também ter direito a um subsídio de expatriação que se destina a dar apoio a quem vive fora do seu Estado-Membro de origem, bem como a um subsídio de instalação, se tiver de deixar o Estado de residência para assumir funções no novo local de trabalho.