Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

 Index 
 Anterior 
 Seguinte 
 Texto integral 
Relato integral dos debates
Terça-feira, 5 de Setembro de 2000 - Estrasburgo Edição JO

5. Aprovação da acta da sessão anterior
MPphoto
 
 

  Presidente. – A acta da sessão de ontem já foi distribuída.

Há alguma observação?

 
  
MPphoto
 
 

  Gorostiaga Atxalandabaso (NI). - (EN) Senhor Presidente, pode ler-se na parte final do ponto 2 da acta que, após o Parlamento ter observado um minuto de silêncio em memória dos que morreram, houve uma intervenção do senhor deputado Gorostiaga Atxalandabaso. Mas na verdade não existe qualquer registo das minhas palavras. Porém, se olhar para o relato integral da sessão, verificará que existe uma importante incorrecção, a qual poderá induzir em erro as pessoas. No relato integral refere-se, na parte final da minha intervenção: "A acção da ETA é uma expressão correcta da luta pelo reconhecimento" ... etc. As minhas palavras foram: "A acção da ETA é uma expressão enraivecida da luta pelo reconhecimento de algo bastante elementar". O direito a existir como basco.

Como compreenderão, a diferença é muito substancial. Gostaria que fosse corrigido. Solicito que seja assumida responsabilidade por isso, pois se olharem para a imprensa espanhola de hoje, todos tomaram as referidas palavras como as verdadeiras. Mas pelo menos isso teve como base uma referência; quando citei Hegel, alguns meios de comunicação espanhóis puseram as palavras na boca de Nietzsche, e aí não se trata de qualquer coincidência.

Receio estar a debater-me com uma vontade de colocar palavras na minha boca que eu não proferi. Esta a razão do meu protesto. Gostaria que o texto do relato integral fosse alterado. O mero registo, na acta, de que houve uma intervenção minha, não é suficiente. É preciso que fique registado o sentido da minha intervenção de ontem.

 
  
MPphoto
 
 

  Presidente. – Senhor Deputado Gorostiaga, se o senhor pensa que as suas palavras não foram correctamente reproduzidas, já lhe foi dada agora oportunidade de o comunicar. Também isto fica inscrito no Relato Integral das Sessões. É evidente que vamos averiguar como as coisas se passaram. Eu estou agora a tomar conhecimento do caso.

(O Parlamento aprova a acta)

 
Aviso legal - Política de privacidade