Pahor, (PSE).(SL) Ao aprovar este relatório verdadeiramente excelente, o Parlamento Europeu tem não só uma grande oportunidade mas também uma grande responsabilidade de incentivar os nossos concidadãos europeus a apoiarem o Tratado Constitucional Europeu. A mensagem que dirigimos aos cidadãos que aqui representamos é que a aceitação do Tratado Constitucional Europeu constitui um passo em frente verdadeiramente excepcional no desenvolvimento da nossa casa europeia comum e é de facto uma condição essencial para poder progredir em todas as áreas.
É apenas um passo da diplomacia europeia para a democracia europeia. Se acontecesse o pior e se, por qualquer motivo, o acordo não fosse ratificado, isso não representaria uma paragem para a Europa; constituiria um retrocesso importante e perigoso.
Poria em risco os nossos esforços para alcançar um futuro não só de paz mas também de progresso económico e social; um futuro no qual uma Europa democrática continue a ser um actor activo e influente no palco político internacional.
Hoje, temos, pois, a oportunidade de enviar uma mensagem de incentivo e dizer que o Tratado Constitucional Europeu é da máxima importância para uma comunidade de cidadãos e de Estados mais democrática, mais bem sucedida e mais unida, uma comunidade que, pela primeira vez na História, conseguiu reunir, pela via pacífica, quase mil milhões de pessoas, e que também tem um lugar para as nações mais pequenas – como é o caso do meu próprio país, a Eslovénia –, permitindo-lhes desenvolver a sua identidade, e, num ambiente de diversidade, reunir forças com outros para alcançar objectos colectivos a fim de construir, em conjunto, o nosso futuro europeu.