Hans-Gert Poettering, em nome do Grupo PPE-DE. – (DE) Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, certamente terão registado a afirmação feita ontem pelo Presidente iraniano, senhor Ahmadinejad, que manifestou o desejo de eliminar o Estado de Israel do mapa, alegando que esta teria sido a vontade do Ayatollah Khomeini. Esta afirmação é monstruosa e, ao fazê-la, o Presidente do Irão está a colocar-se do lado dos terroristas. Consideramos a integridade e a segurança do Estado de Israel de extrema importância e defendemo-las.
Quero anunciar, em nome do meu grupo, a nossa intenção de trazer este tema a debate. Iremos propô-lo no próximo período de sessões desta Câmara, e eu congratular-me-ia com o apoio dos outros grupos. Vejo que a senhora deputada Koch-Mehrin e o senhor deputado Swoboda estão presentes, para além de outros que talvez possam apoiar esta iniciativa.
Hannes Swoboda, em nome do Grupo PSE. – (DE) Senhor Presidente, se esta afirmação foi feita, de facto, nestes termos, é completamente inaceitável para qualquer um nesta Câmara, como é óbvio, e não podemos deixá-la passar em silêncio. É porque ela exige uma resposta adequada que quero manifestar, em nome do meu grupo, o meu veemente apoio à ideia do senhor deputado Poettering de colocar o assunto na ordem do dia do próximo período de sessões.
Silvana Koch-Mehrin, em nome do Grupo ALDE. – (DE) Senhor Presidente, se estas declarações foram, realmente, proferidas, nós também as consideramos inaceitáveis, escandalosas e perigosas. É por si só suficientemente desconcertante que um Presidente faça uma intervenção numa conferência subordinada ao tema “um mundo sem sionismo” e se exprima nestes termos. É algo absolutamente inaceitável, e nós apoiamos a proposta de que este assunto seja tema de um debate nesta Câmara.
Presidente. – As propostas ficaram registadas, assim como a intenção que manifestaram de levar oportunamente esta questão a órgãos, como, por exemplo, a Conferência dos Presidentes.