Presidente. Senhoras e Senhores Deputados, antes de iniciar a nossa sessão plenária creio que as circunstâncias obrigam a que a Presidência faça uma breve declaração relativa aos dois trágicos acontecimentos ocorridos em dois países da União Europeia.
Como sabem, o acidente de 19 de Janeiro que envolveu um avião do exército eslovaco causou a morte de 42 militares quando regressavam de uma missão de paz da NATO no Kosovo. Este acidente traz-me à memória outros trágicos acontecimentos relacionados com a presença de militares espanhóis no Afeganistão. Desta vez eram eslovacos.
Em 28 de Janeiro, em Katowice, o desabamento do tecto de um pavilhão de exposições causou a morte de várias dezenas de pessoas e cerca de uma centena de feridos. Há ainda um número indeterminado de pessoas dadas como desaparecidas. O povo polaco está consternado com esta tragédia, tal como todos os outros povos da Europa.
Exprimi o nosso mais profundo pesar e a maior solidariedade do Parlamento Europeu para com as vítimas e suas famílias. As bandeiras eslovaca e polaca foram içadas a meia haste no nosso Parlamento em sinal de luto.
Em nome de todos vós, enviei uma carta aos dois Chefes de Estado exprimindo as nossas condolências. Peço agora ao Parlamento que observe um minuto de silêncio em homenagem a estas vítimas.
(O Parlamento, de pé, guarda um minuto de silêncio)