O futuro dos recursos próprios da União Europeia (debate)
Szabolcs Fazakas (PSE). – (HU) Como podemos observar no relatório do senhor deputado Lamassoure e a partir das respostas ao mesmo, o Parlamento Europeu encontra-se perante uma oportunidade histórica, uma vez que, graças ao acordo interinstitucional, pode desempenhar um papel decisivo no processo de reforma orçamental, não só na determinação das despesas mas também, e finalmente, na criação dos seus recursos próprios.
Os argumentos sobre a preparação do período financeiro 2007-2013, frequentemente mesquinhos e indignos, confirmaram a necessidade de dispormos de fontes de receitas transparentes e que possam ser calculadas para o longo prazo, de modo a que possamos tomar decisões equilibradas.
O Parlamento Europeu aproveitou esta oportunidade de modo exemplar. Não confiámos unicamente nas nossas próprias forças; envolvemos também os parlamentos nacionais nesta tarefa, e organizámos muitas reuniões conjuntas e consultas. No início, baseando-se nos seus problemas políticos internos, os parlamentos nacionais estavam interessados sobretudo em soluções para o curto prazo, mas já conseguiram reconhecer que é necessário pensar a longo prazo e que precisamos de cooperar na busca de uma solução que aponte para o futuro e que sirva o futuro de toda a Europa.