Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

 Index 
 Texto integral 
Debates
Quarta-feira, 23 de Maio de 2007 - Estrasburgo Edição JO

Declarações de voto
MPphoto
 
 

Texto apresentado : A6-0068/2007

  Marie-Arlette Carlotti (PSE), por escrito. – (FR) Este relatório do Parlamento Europeu é um passo na boa direcção.

Faz do trabalho digno um instrumento da política europeia de cooperação para o desenvolvimento, em primeiro lugar co-financiando, com a OIT, um programa de desenvolvimento para o trabalho digno, em segundo lugar criando um rótulo europeu e elaborando uma lista negra das empresas que violam as normas de trabalho fundamentais, e por último instaurando sanções comerciais contra os países que violam gravemente os direitos sociais fundamentais.

Introduz avanços no capítulo do trabalho digno na Europa, onde também ainda há muito a fazer: exorta os Estados-Membros a ratificar as convenções da OIT em matéria de saúde e segurança dos trabalhadores, protecção da maternidade e trabalhadores migrantes; reclama a introdução de um salário mínimo como rede de segurança para impedir a exploração dos trabalhadores; melhora o acesso à aprendizagem ao longo da vida, e apela a uma maior harmonização dos sistemas de pensões.

Estes são os alicerces desta Europa social que o Grupo Socialista no Parlamento Europeu quer edificar. Votarei, pois, favoravelmente o relatório em apreço.

 
Aviso legal - Política de privacidade