Index 
 Texto integral 
Debates
Terça-feira, 8 de Julho de 2008 - Estrasburgo Edição JO

Declarações de voto
MPphoto
 
 

Texto apresentado : A6-0290/2008

  John Attard-Montalto (PSE), por escrito. (EN) A indústria tradicional de Malta assenta na reparação naval. O trabalho nos estaleiros é perigoso. A reparação naval e a indústria da construção constituem os dois sectores onde se registam mais acidentes. Enquanto a indústria da construção tem demonstrado alguma lentidão na aplicação da utilização de equipamentos de segurança no trabalho, os estaleiros prestam uma atenção especial à protecção e segurança no trabalho.

Os estaleiros de Malta enfrentam actualmente a sua maior prova. O governo nacionalista tenciona privatizá-los a todo o custo. Parece que não estão a ser consideradas mais nenhumas alternativas. A diversificação, novas indústrias de nicho ou a especialização, como a renovação de navios de cruzeiro, parecem não constar da ordem de trabalhos para discussão.

Isto apesar de o Partido Trabalhista de Malta e a União Geral dos Trabalhadores terem comunicado ao Governo que estão dispostos a dar o seu contributo para salvar os estaleiros. Estes estaleiros têm fornecido continuamente empresários altamente qualificados não só para o próprio sector, como também para a indústria maltesa. O seu grau de excelência não tem paralelo.

Eu próprio avaliei o seu grau de excelência quando, no fim do último governo trabalhista, o Primeiro-Ministro delegou em mim a responsabilidade pelos estaleiros. Gostaria também de acrescentar que os estaleiros são para mim um assunto sensível, dado que o meu pai trabalhou nos estaleiros na década de 1950.

 
Aviso legal - Política de privacidade