Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

 Index 
 Texto integral 
Debates
Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008 - Estrasburgo Edição JO

Declarações de voto
MPphoto
 
 

Texto apresentado : A6-0496/2007

  John Attard-Montalto (PSE), por escrito. (EN) Um dos métodos mais limpos de transporte é a navegação. O relatório diz respeito às embarcações de navegação interior, porém creio que este modo de transporte não pode ser dissociado do contexto mais geral dos transportes marítimos. Estes dois tipos de transporte, por navegação interior ou marítima, são ambos eficientes do ponto de vista da energia.

Transportar um produto recorrendo a esses tipos de transporte produz cerca de um por cento (1%) do dióxido de carbono que seria produzido caso o mesmo produto fosse transportado através da mesma distância por via aérea.

Devemos usar de cautela ao elaborar legislação que afecte estes tipos de transporte. Não deveremos sobrecarregar a indústria no que respeita às embarcações de navegação interior, pois o resultado final poderá revelar-se o oposto das nossas intenções. Caso a navegação interior e o transporte marítimo deixem de ser competitivos, poderá verificar-se um desvio para outros meios de transporte. Todas as outras alternativas deixam uma pegada de carbono muito superior. Em vez de se reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa, criaríamos, bem vistas as coisas, um conjunto de regras e regulamentação que acabariam por deitar por terra o objectivo geral das nossas propostas.

 
Aviso legal - Política de privacidade