Index 
 Texto integral 
Debates
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009 - Bruxelas Edição JO

Declarações de voto
MPphoto
 
 

Texto apresentado : A6-0016/2009

  John Attard-Montalto (PSE), por escrito. (EN) Não podemos subestimar a importância de dedicar especial atenção aos problemas específicos das pescas e da aquicultura. Isto é evidente tendo em conta a importância económica, social e política deste sector na UE. No meu país, Malta, tanto as pescas como a aquicultura merecem especial atenção.

Concordo plenamente com a Comissão das Pescas quando recomenda que, no domínio da investigação científica marinha, seja dada prioridade não só à investigação que visa o conhecimento do estado dos recursos haliêuticos, mas também aos aspectos comerciais, económicos e sociais que determinam a gestão das pescas, já que todos estes aspectos se revestem de crucial importância. Temos de assegurar que, nos domínios das pescas e da aquicultura, seja dada prioridade à investigação aplicada.

É lamentável que, a curto prazo, exista um claro conflito de interesses entre pescadores e cientistas. A longo prazo, os objectivos serão mais compatíveis.

É necessário realizar investigação, tendo em conta a diminuição progressiva das populações. Este factor resultará no desaparecimento de espécies inteiras. É, por isso, imperativo ter plena cooperação neste domínio entre cientistas, pescadores e operadores do sector da aquicultura.

 
Aviso legal - Política de privacidade