Index 
 Texto integral 
Debates
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2010 - Estrasburgo Edição JO

Declarações de voto
MPphoto
 
 

Texto apresentado : A7-0235/2010

  Robert Rochefort (ALDE), por escrito. (FR) Apesar de não se ter sentido ainda o impacto total da crise económica nas taxas de desemprego, a execução de uma estratégia europeia ambiciosa para o emprego é essencial.

Aprovo o objectivo estabelecido pelo Conselho de aumentar a participação no mercado laboral até 75% da população europeia entre este momento e 2020, mas é necessário fazer mais. Podíamos, por exemplo, criar um objectivo de aumentar as taxas de emprego para os grupos mais vulneráveis, como os jovens entre os 15 e os 25 anos, trabalhadores mais idosos, trabalhadoras sem qualificações, ou pessoas com deficiência. Ou podíamos reduzir ainda mais os níveis de abandono escolar até abaixo dos 10%.

Além disso, considero que devem existir políticas específicas que visem as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em desemprego prolongado para entrarem no mercado de trabalho, e insto o Conselho a dotar-se dos recursos para os reduzir em pelo menos 10% nos próximos 10 anos. Para o atingir, como sugere o relatório do senhor deputado Őry, pelo menos 25% dos trabalhadores em desemprego prolongado devem participar numa medida activa relativa ao mercado de trabalho sob a forma de formação avançada, ensino e/ou reafectação profissional.

 
Aviso legal - Política de privacidade