Estado da União das PME - Execução da Agenda «Legislar Melhor» - Metas para a redução dos encargos administrativos (continuação do debate)
Maria da Graça Carvalho (PPE). – Senhor Presidente, Senhor Comissário, caros colegas, a estratégia europeia para as pequenas e médias empresas deve, em meu ver, orientar-se em torno de quatro grandes desígnios: investimento, incluindo a criação de condições para que o acesso a este seja uma realidade para todos; inovação, como facilitadora da recuperação económica e da adaptação à dupla transição verde e digital; mercado interno, incluindo o mercado interno digital - precisamos de um mercado interno coeso e sem fragmentação; e, por último, o combate à burocracia, bem como à redução dos custos administrativos para as empresas.
A propósito deste último ponto, sendo ambição do Grupo PPE, Partido Popular Europeu, reduzir em, pelo menos, 30 % estes encargos para as pequenas e médias empresas, pergunto à Comissão Europeia: o que será feito para que esta simplificação de procedimentos seja uma realidade nos pacotes legislativos sobre a inteligência artificial e sobre os serviços e mercados digitais que estão agora em apreciação?