Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

Perguntas Parlamentares
PDF 37kWORD 28k
17 de Outubro de 2006
E-4449/06
PERGUNTA ESCRITA E-4449/06
apresentada por Hiltrud Breyer (Verts/ALE)
à Comissão

 Assunto: Fenómenos meteorológicos insólitos no Norte da Alemanha
 Resposta escrita 

Tem a Comissão conhecimento das informações, difundidas por vários meios de comunicação sérios, relativas a fenómenos insólitos observados no céu do Norte da Alemanha? Já em Julho de 2005, vários radares, de diferentes estações meteorológicas, terão registado o que parecia uma nuvem, com uma extensão máxima de 400 km, apesar de não chover nem haver nebulosidade. Este fenómeno inexplicável, detectado pelos radares, repetiu-se em finais de Março de 2006. Os meteorologistas encontram-se perante um mistério, mas estão de acordo em que não existe qualquer explicação natural para essa «aparição», como o voo de aves ou o querosene de aviões. Igualmente se pode excluir um erro de medição dos equipamentos de radar, dado que foram obtidas as mesmas imagens em diversas gravações, independentes umas das outras, efectuadas nos Países Baixos, em Emden e em Hanôver. Meteorologistas de toda a Alemanha suspeitam que por detrás dos citados fenómenos se ocultem experiências militares. A título de exemplo, Jörg Asmus, do Serviço Nacional de Meteorologia da Alemanha, presume tratar-se de uma tentativa de provocar alterações meteorológicas por parte de militares, ou de uma simulação de atentados terroristas (cf. «Der Spiegel» 13/2006). Físicos do Centro Aeronáutico e Aeroespacial Alemão, bem como geólogos do Exército alemão, chegaram à conclusão de que foram libertadas partículas na atmosfera, tendo por objectivo interferir com o radar de precipitação. Também na Agência Federal do Ambiente o fenómeno é tomado a sério. De que elementos dispõe a Comissão sobre os fenómenos descritos, observados no Norte da Alemanha?

1. De que modo são esses fenómenos avaliados ou explicados?

2. Está a Comissão de acordo com os meteorologistas, geólogos e físicos segundo os quais esses fenómenos meteorológicos ou registos de radar inexplicáveis correspondem a experiências militares, já que de outro modo não se encontra uma explicação séria para os mesmos?

3. Tem a Comissão conhecimento de ensaios militares no Norte da Alemanha, com o objectivo de lutar contra o terrorismo ou de influenciar as condições meteorológicas?

4. São de temer riscos sanitários ou outros, para o Homem e a Natureza, provenientes de tais experiências?

5. Que organismo da UE é, ou seria, responsável por informar sobre tais experiências militares?

6. Quais são as normas pertinentes que autorizam esse tipo de experiências?

Língua original da pergunta: DEJO C 329 de 30/12/2006
Aviso legal - Política de privacidade