Pergunta parlamentar - E-3900/2009Pergunta parlamentar
E-3900/2009

Caça desumana de golfinhos «Calderon»

PERGUNTA ESCRITA E-3900/09
apresentada por Sajjad Karim (ECR)
à Comissão

As ilhas Faroé são uma província autónoma da Dinamarca e não fazem parte da União Europeia. Julgo saber que todos os anos muitos golfinhos «Calderon» (também conhecidos por boca‑de‑panela ou baleias‑piloto tropicais) são mortos pelos habitantes destas ilhas como parte de um esforço da comunidade para armazenar carne e produtos de baleia para o Inverno. Julgo saber também que a comunidade local utiliza quase todas as partes do golfinho, desperdiçando por isso poucos destes produtos animais.

O que me preocupa é o abate dos golfinhos ser, ao que parece, desumano. Chegou ao meu conhecimento que o método de caça implica que os golfinhos sejam conduzidos, todos juntos, para uma baía ou uma praia, o que provoca manifestamente stress aos animais. Grupos de defensores dos direitos humanos distribuíram fotografias que mostram um abate recente a que é possível ter acesso nas seguintes páginas da Internet: http://www.seashepherd.org/whales/danish-faeroe-islands.html e http://www.seashepherd.org/news-and-media/editorial-080610-1.html.

Tomou a Comissão alguma iniciativa para incentivar a comunidade das ilhas Faroé a pôr fim a esta caça, para pedir à Dinamarca que tome esse tipo de medidas, ou, em alternativa, para incentivar a utilização de um método de caça que seja mais humano?

JO C 10 E de 14/01/2011