Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

Perguntas Parlamentares
PDF 39kWORD 40k
25 de Maio de 2010
E-3612/2010
Pergunta com pedido de resposta escrita E-3612/2010
à Comissão
Artigo 117.º do Regimento
Elena Oana Antonescu (PPE)

 Assunto: Redução do peso das doenças crónicas mediante a participação dos pacientes na gestão da sua própria doença
 Resposta escrita 

As doenças crónicas representam um dos maiores desafios deste século para as sociedades e os sistemas de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças crónicas representam o maior peso da morbilidade na Europa, visto que, em 2005, estiveram na origem de 86 % das mortes (77 % do peso da morbilidade nesse mesmo ano).

Muitas destas doenças podem ser geridas pelos próprios pacientes. Estes podem receber formação e mudar os seus comportamentos, vigiar a evolução da doença ou de certos sinais vitais e tomar medidas para melhorar o seu estado de saúde, nos casos em que não seja necessária a intervenção ou assistência de um clínico. Assim, seria possível limitar a dependência do paciente do sistema de saúde e reduzir os custos associados ao tratamento das doenças crónicas. A integração da prevenção e da autogestão das doenças nas políticas nacionais e da UE poderia ajudar a reduzir o peso destas doenças no futuro.

Figuram a autogestão das doenças e a participação do paciente nas prioridades definidas pela Comissão para o seu programa legislativo do próximo período? Que recomendações tenciona a Comissão emitir para ajudar a reduzir o peso das doenças crónicas na UE? Que eficácia poderiam elas ter? Avaliou a Comissão a forma como os Estados-Membros gerem estes problemas a nível nacional? Pensa ser útil elaborar modelos de optimização das abordagens nacionais através de uma abordagem harmonizada?

Língua original da pergunta: ROJO C 170 E de 10/06/2011
Aviso legal - Política de privacidade