Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

Perguntas Parlamentares
PDF 52kWORD 24k
11 de Outubro de 2011
E-009002/2011
Pergunta com pedido de resposta escrita E-009002/2011
à Comissão
Artigo 117.º do Regimento
Dan Jørgensen (S&D)

 Assunto: Cães selvagens e vadios na Grécia
 Resposta escrita 

É sabido que existe na Grécia um sério problema relacionado com os cães vadios e selvagens que vivem nas ruas, nomeadamente em Atenas. Como solução para este problema, em alguns casos, as pessoas têm colocado veneno para cães, para se libertarem dos animais. Esta prática foi comprovada, nomeadamente, pela organização dinamarquesa para o bem-estar dos animais DFA (Danish Friends of Foreign Animals) e pela organização de protecção dos animais Stray Animal Rights Society. O problema encontra-se descrito, designadamente, na página:
(http://www.strayanimalrights.org/en/europas-laender/griechenland?start=8).

A estratégia da UE para o bem-estar dos animais está neste momento em fase de actualização. A estratégia anterior foi implementada entre 2006 e 2010. A nova estratégia, a adoptar em Dezembro de 2011, irá vigorar entre 2011 e 2015. Seria oportuno que a nova estratégia tivesse em conta o grave problema que se verifica na Grécia, entre outros países, com a utilização de veneno para o abate de cães vadios.

1. Considera a Comissão que o referido método — em que as pessoas abatem os cães vadios utilizando veneno — é compatível com a política da UE em matéria de bem-estar dos animais?

2. Na sua nova estratégia para o bem-estar dos animais 2011/2015, tenciona a Comissão ter em conta os problemas para o bem-estar dos animais decorrentes do uso de veneno para o abate de cães vadios?

3. Pondera a Comissão a possibilidade de apresentar um projecto regulamentar que proíba o método acima descrito?

Língua original da pergunta: DAJO C 154 E de 31/05/2012
Aviso legal - Política de privacidade