• EN - English
  • PT - português
Pergunta parlamentar - E-004206/2019(ASW)Pergunta parlamentar
E-004206/2019(ASW)

Resposta dada por Stella Kyriakides em nome da Comissão Europeia

Os Estados-Membros são os principais responsáveis pela aplicação dos requisitos do Regulamento (CE) n.° 1/2005 relativo à proteção dos animais durante o transporte[1]. A Comissão efetuou uma auditoria à Roménia sobre este setor em 2019[2]. Embora os processos por infração continuem a ser medidas de último recurso, a Comissão está a estudar a melhor forma de melhorar o cumprimento das regras pertinentes da UE face aos resultados desta auditoria e da análise de informações adicionais.

Tal como a Comissão salientou na sua resposta à pergunta escrita E-007197/2017, «o bem-estar animal durante o transporte é uma questão complexa e multidimensional que não pode ser resolvida simplesmente com a sua proibição ou pela imposição de um limite ao tempo de transporte.» O principal problema neste domínio é a aplicação da legislação em vigor. Por conseguinte, a Comissão não tenciona proibir o transporte de longa distância, estando, em vez disso, empenhada em assistir os Estados-Membros na aplicação e execução da legislação através de diferentes atividades.

Por exemplo, a Comissão continuará a prestar apoio financeiro à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em especial para a aplicação das suas atividades específicas em matéria de transporte e abate animal previstas no âmbito da plataforma da OIE para o bem-estar dos animais na Europa e do plano de ação relativo ao bem-estar dos animais para os países do Médio Oriente. A Comissão está também a trabalhar com os Estados-Membros e a Agência Europeia da Segurança Marítima no sentido de melhorar os controlos dos navios de transporte de gado.

A Comissão continuará a acompanhar de perto a questão do transporte de animais, incluindo a aplicação das recomendações decorrentes das suas auditorias.

Última actualização: 18 de Fevereiro de 2020
Aviso legal - Política de privacidade