Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

Perguntas Parlamentares
PDF 43kWORD 10k
6 de Março de 2020
E-001384/2020
Pergunta com pedido de resposta escrita
à Comissão
Artigo 138.º do Regimento
Pina Picierno, Isabel Carvalhais, Paolo De Castro, Carmen Avram, Ivo Hristov, Eric Andrieu, Maria Noichl, Clara Aguilera
 Assunto: A ameaça que a praga da vespa-das-galhas representa para o setor da produção de castanhas

O setor da produção de castanhas da UE continua sob ameaça devido à vespa-das-galhas (1) , que pode causar perdas até 80 % na produção anual, colocando gravemente em perigo a sustentabilidade dos soutos. A presença desta vespa originária da China foi detetada em Itália em 2002, tendo-se já alastrado a outras zonas produtoras de castanhas em França, Espanha, Portugal e na Grécia. Apesar da rápida propagação desta praga, o último parecer da EFSA (2) sobre a matéria foi emitido em 2010 e a sua análise sobre a dimensão e a gravidade do problema está desatualizada. As perdas a nível da produção provocaram um aumento das importações provenientes de países terceiros, principalmente da China e da Turquia, o que fez com que a China rapidamente se tornasse o maior produtor à escala mundial, ultrapassando os países da UE em menos de 15 anos.

Embora se tenha descoberto um biopesticida eficaz (3) , a vespa continua a constituir uma ameaça generalizada. As árvores não só precisam de vários anos para recuperar desta praga, como também se tornam mais propensas a sofrer de deformações permanentes e de outras doenças. Todos estes aspetos representam um perigo, não só para a economia da UE neste setor, mas também para as zonas rurais afetadas, que estão frequentemente entre as mais desfavorecidas. Por conseguinte, cumpre reforçar os planos de controlo biológico e prestar apoio aos produtores de castanhas.

1. A Comissão Europeia tem conhecimento deste problema? Que medidas adotou para o resolver?

2. Que medidas propõe a Comissão tomar para apoiar os produtores de castanhas da UE?

(1)Dryocosmus kuriphilus
(2)https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.2903/j.efsa.2010.1619
(3)Torymus sinensis
Língua original da pergunta: EN
Última actualização: 23 de Março de 2020Dados pessoais - Política de privacidade