Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

Perguntas Parlamentares
PDF 33kWORD 15k
7 de Maio de 2002
H-0371/2002

PERGUNTA ORAL H-0371/02

para o período de perguntas da sessão de Julho de 2002

apresentada nos termos do artigo 43º do Regimento

por Olivier Dupuis

ao Conselho


  Objecto: Geórgia

 Resposta em plenário 

No final da sua 4ª reunião, realizada em Tbilisi nos dias 29 e 30 de Abril de 2002, a Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Geórgia adoptou um documento em cujo ponto 14 se pode ler: "Solicita às autoridades da Geórgia e da UE que apliquem, assim que possível, o Acordo de Parceria e Cooperação (APC), para que se estabeleçam as bases para a negociação de um acordo de associação".

 

Pode o Conselho indicar, de forma exaustiva, quais os pontos do Acordo de Cooperação que ainda não foram implementados, as razões por que não o foram, bem como a estratégia e o calendário elaborados pelo Conselho para a total aplicação do referido Acordo.

 

Por outro lado, não considera o Conselho que, no contexto regional extremamente difícil em que se situa a Geórgia, o APC - ou mesmo um eventual acordo de associação - não constitui uma resposta adequada da União que permita à Geórgia fazer face aos desafios com que é confrontada? Não considera o Conselho que seria oportuno encarar a questão da adesão da Geórgia à UE e inclui‑la sem demora na lista dos países candidatos, ficando claro que a sua adesão dependerá da sua capacidade de integrar o acervo comunitário?

 

 

Apresentação: 07.05.2002

fr

Língua original da pergunta: FR 
Aviso legal - Política de privacidade