Voltar ao portal Europarl

Choisissez la langue de votre document :

Perguntas Parlamentares
PDF 37kWORD 21k
19 de Julho de 2005
H-0670/2005

PERGUNTA ORAL H-0670/05

para o período de perguntas da sessão de Setembro II de 2005

apresentada nos termos do artigo 109º do Regimento

por Bernd Posselt

à Comissão


  Assunto: Regulamento (CEE) nº 2081/92: Protecção das indicações geográficas  -  Bolacha fina de Karlsbad

 Resposta em plenário 

O Regulamento (CEE) nº 2081/92[1] prevê, inter alia, a protecção das denominações de géneros alimentícios cuja qualidade resulte de uma denominação geográfica.  A República Checa  requereu  a concessão da referida protecção da denominação de origem ao produto "Karlovarske oplatky" (Bolacha fina de Karlsbad). 

 

A bolacha fina de Karlsbad constitui uma especialidade fabricada, desde há cerca de 200 anos, segundo receitas  familiares, cuja fama a nível mundial remonta à época florescente de Karlsbad (Karlovy  Vary), cidade termal da Boémia. Até 1945, o seu fabrico tinha lugar, sobretudo, no "triângulo termal" Karlsbad-Marienbad-Franzensbad, habitado maioritariamente por alemães, mas também na Áustria.

 

Com a expulsão de grande parte da população germanófona da Checoslováquia, após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitas das antigas famílias de padeiros/confeiteiros de Karlsbad e de outras localidades situadas no "triângulo termal" foram viver para a Alemanha e para a Áustria, tendo aí retomado, mercê do seu "savoir faire", o fabrico da bolacha fina de Karlsbad.

 

Terá a Comissão conhecimento desta situação? Como tenciona a Comissão tê-la em conta no quadro da avaliação do pedido de protecção do produto em causa, apresentado pela República Checa?

 

 

Apresentação: 19.07.2005

de

[1]  JO L 208, 24.7.1992, p. 1

Língua original da pergunta: DE 
Aviso legal - Política de privacidade