As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na Europa, representando, anualmente, 1,9 milhões de mortes na UE. Em Junho de 2004, o Conselho reconheceu a necessidade de "combater de forma eficaz a incidência e o sofrimento resultantes das doenças cardiovasculares" e de "reduzir a sua incidência". Quando é que a Comissão tenciona apresentar uma comunicação sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, de forma a respeitar este compromisso?
Dadas as desigualdades actuais em matéria de saúde na UE, como é que a Comissão pretende promover o intercâmbio regular de experiências, informações e dados sobre a saúde cardiovascular entre as partes interessadas envolvidas na prevenção das doenças cardiovasculares?
Quais serão as próximas medidas da Comissão para reduzir o ónus das doenças cardiovasculares na produtividade económica nos Estados-Membros?
Como é que a Comissão terá em conta as diferentes possibilidades de financiamento, tais como o Sétimo Programa-Quadro de Investigação, os Fundos Estruturais e o Fundo Europeu de Desenvolvimento, para incentivar acções de promoção da saúde cardiovascular, de diagnóstico precoce e de prevenção, assim como a continuação da investigação no domínio das doenças cardiovasculares?