A estratégia da Europa em relação às matérias-primas
23.2.2011
Pergunta com pedido de resposta oral O-000041/2011
à Comissão
Artigo 115.º do Regimento
Konrad Szymański
em nome do Grupo ECR
A indústria europeia não tem acesso, nem às matérias-primas indispensáveis, nem ao saber‑fazer industrial e científico para as processar, circunstância que se afigura imprescindível para melhorar a respectiva competitividade. Os elementos de terras raras (ETR) são essenciais para centenas de aplicações de alta tecnologia e uma peça-chave para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. Actualmente, a indústria da União Europeia depende totalmente da importação de ETR da China, que detém o monopólio da produção mundial.
Dispõe a UE de uma estratégia global em relação aos ETR? Contemplará essa estratégia uma eventual subida de preços em consequência das restrições à exportação impostas pela China? Existe uma avaliação da situação crítica do abastecimento da indústria europeia em ETR?
Qual é, segundo a Comissão, o potencial papel da reciclagem, em comparação com as oportunidades proporcionadas pela política comercial e pela disponibilidade de recursos próprios?
Tem a Comissão instrumentos ao seu dispor que lhe permitam avaliar os custos relacionados com a política de reciclagem para a indústria europeia?
Apresentação: 23.2.2011
Transmissão: 25.2.2011
Prazo: 4.3.2011