Pergunta parlamentar - O-000095/2016Pergunta parlamentar
O-000095/2016

Implementação de reformas para a criação de emprego e crescimento na Grécia

24.6.2016

Pergunta com pedido de resposta oral O-000095/2016
à Comissão
Artigo 128.º do Regimento
Sylvie Goulard, Cora van Nieuwenhuizen, Petr Ježek, Michael Theurer, Ramon Tremosa i Balcells, Enrique Calvet Chambon, Marian Harkin, Sophia in 't Veld, Nils Torvalds, Lieve Wierinck, em nome do Grupo ALDE

Desde 5 de maio de 2010, a Grécia recebe assistência financeira dos seus parceiros europeus. Em contrapartida destes empréstimos, a Grécia comprometeu-se a realizar reformas estruturais, com vista à criação de emprego e crescimento e à redução da sua dívida pública. Seis anos depois, a Grécia sofre ainda de um elevado nível de dívida, a sua economia não está a crescer, 25 % dos cidadãos gregos estão fora do mercado de trabalho e as empresas e as famílias são asfixiadas por uma tributação excessiva. A modernização da economia grega parece não estar a avançar. Se é de importância crucial aplicar as reformas acordadas, é igualmente importante tomar as medidas certas e garantir a implementação e o cumprimento destas medidas.

A este respeito, pode a Comissão esclarecer os pontos seguintes:

Pensa ter feito o suficiente para favorecer o crescimento e criar emprego na Grécia? Prevê levar a cabo mais ações concretas?

Considera a implementação das reformas na Grécia como bem-sucedida ou pensa que o Governo grego poderia fazer mais para implementar e fazer cumprir as reformas para a criação de emprego e crescimento?

Utilizou todos os meios à sua disposição para garantir a implementação e o cumprimento efetivos das reformas acordadas?

Qual o significado da «plena» aplicação das ações prévias, nos termos da declaração do Eurogrupo, de 24 de maio de 2016, sobre a Grécia, e quais são os elementos concretos que é necessário cumprir no âmbito do processo de implementação, para que uma ação prévia preencha as condições para ser considerada plenamente aplicada?