Processo : 2020/2818(RSP)
Ciclo de vida em sessão
Ciclo relativo ao documento : O-000006/2021

Textos apresentados :

O-000006/2021 (B9-0004/2021)

Debates :

PV 08/02/2021 - 18
CRE 08/02/2021 - 18

Votação :

Textos aprovados :


Perguntas Parlamentares
PDF 47kWORD 10k
29 de Janeiro de 2021
O-000006/2021
Pergunta com pedido de resposta oral  O-000006/2021
à Comissão
Artigo 136.º do Regimento
Lucia Ďuriš Nicholsonová, Lina Gálvez Muñoz, Dragoș Pîslaru, Elena Lizzi, Kim Van Sparrentak, Anna Zalewska, Eugenia Rodríguez Palop
em nome da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais
Andrea Bocskor (PPE)
 Resposta em plenário 
 Assunto: Agenda de Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência

A Comissão EMPL gostaria de colocar à Comissão as seguintes perguntas sobre a Agenda de Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência:

1. A fim de suprir as necessidades do mercado de trabalho em matéria de competências e de contribuir para uma rápida recuperação da crise da COVID-19, convém implementar com celeridade as ações propostas na Agenda de Competências. Pode a Comissão traçar uma panorâmica do calendário previsto para a execução das diferentes ações?

2. A pandemia de COVID-19 acentuou o défice de competências digitais e agravou as desigualdades já existentes em matéria de educação, nomeadamente as desigualdades de género. Esta pandemia levou igualmente ao aumento do número de abandonos escolares, em especial de jovens pertencentes a grupos desfavorecidos. Como tenciona a Comissão garantir que os sistemas de educação e de aprendizagem ao longo da vida deem especial atenção à educação digital, sejam de elevada qualidade e inclusivos e ofereçam igualdade de oportunidades a todos, mormente às pessoas que pertencem a grupos vulneráveis ou que vivem em zonas rurais ou remotas? Como tenciona apoiar os Estados-Membros nos esforços envidados para o efeito? Como pretende a Comissão ajudar os Estados-Membros a reintegrar no sistema educativo os jovens que o abandonaram precocemente?

3. A execução da Agenda de Competências requer um financiamento adequado para produzir resultados. Para além do financiamento previsto a nível da UE, é necessário realizar investimentos públicos e privados consideráveis a nível nacional. Que medidas concretas tenciona a Comissão tomar para incentivar o investimento público e privado nacional e diminuir as enormes disparidades existentes entre os Estados-Membros no domínio da aprendizagem ao longo da vida? Como poderão os objetivos da Agenda de Competências ser alcançados quando o financiamento nacional é inferior ao nível previsto? Como tenciona a Comissão incentivar as empresas a proporcionar e financiar a formação de trabalhadores e aprendizes? Como tenciona assegurar que os principais instrumentos políticos e financeiros da UE para a educação e a formação garantam o desenvolvimento de competências de qualidade e a promoção da mobilidade e de oportunidades para fins de aprendizagem?

4. O que poderia ser feito para ajudar os Estados-Membros a alinhar os seus sistemas educativos nacionais com as necessidades do mercado de trabalho a nível da UE, a fim de atrair e desenvolver os talentos e as competências indispensáveis para o desenvolvimento pessoal e permitir que as empresas europeias mantenham a sua competitividade?

Apresentação: 29/01/2021

Prazo: 30/04/2021

Língua original da pergunta: EN
Última actualização: 2 de Fevereiro de 2021Aviso legal - Política de privacidade