Ação coordenada para combater a resistência aos agentes antimicrobianos
22.5.2023
Pergunta com pedido de resposta oral O-000027/2023
à Comissão
Artigo 136.º do Regimento
Pernille Weiss
em nome do Grupo PPE
Tiemo Wölken
em nome do Grupo S&D
A resistência aos agentes antimicrobianos (RAM) foi apelidada «pandemia silenciosa»: todos os anos, provoca 35 000 mortes na UE, número este que se prevê que aumente. O combate à RAM exige uma abordagem «Uma Só Saúde» baseada em, pelo menos, três pilares: utilização prudente de antibióticos nos seres humanos e nos animais; aplicação de medidas adequadas de prevenção e controlo de infeções, especialmente em contextos de cuidados de saúde; e promoção de investigação e desenvolvimento de novos antibióticos e outras contramedidas.
Tendo em conta o exposto:
- 1.De que forma tenciona a Comissão incentivar os Estados-Membros a aplicarem medidas para assegurar a utilização prudente de agentes antimicrobianos nos seres humanos e nos animais (tanto na agricultura como na aquicultura) e a aplicarem os objetivos relativos ao consumo aprovados pelo Conselho?
- 2.Que medidas de prevenção e controlo de infeções pensa a Comissão recomendar aos Estados-Membros, incluindo no caso dos animais produtores de géneros alimentícios?
- 3.Que medidas promotoras de investigação e desenvolvimento e de acesso ao mercado tenciona a Comissão recomendar no que diz respeito i) aos novos antibióticos, ii) aos tratamentos alternativos, incluindo bacteriófagos, e iii) aos produtos destinados a detetar e prevenir infeções com agentes patogénicos resistentes aos antimicrobianos, bem como a outras contramedidas médicas de combate à RAM?
- 4.Que forma considera a Comissão que uma abordagem colaborativa «Uma Só Saúde», que combata a resistência aos agentes antimicrobianos, pode assumir a nível da UE e a nível mundial e que plataformas pondera utilizar?
Apresentação: 22.5.2023
Prazo: 23.8.2023