ESDADEELENFRITNLPTFISV

Pat Cox
BG
CS
ET
HU
LT
LV
MT
PL
RO
SK
SL
TR

Pat Cox é deputado ao Parlamento Europeu desde 1989, representando o círculo eleitoral de Munster, na República da Irlanda. Antes de iniciar a sua carreira política, exerceu as funções de docente de Economia e de jornalista e apresentador na televisão irlandesa. Estas duas actividades têm-lhe sido muito úteis no seu trabalho político.

Foi eleito pela primeira vez presidente do Grupo do Partido dos Liberais, Democratas e Reformistas em 1998. Em Junho de 1999, após as eleições para o Parlamento Europeu, foi reeleito presidente do grupo, por unanimidade. O Partido Europeu dos Liberais, Democratas e Reformistas constitui o terceiro maior grupo político no Parlamento Europeu, reunindo deputados de 19 partidos democratas liberais.

O interesse de Pat Cox pela política foi-se desenvolvendo ao longo dos anos em que frequentou o Trinity College, em Dublim, onde se licenciou em 1974. Posteriormente, ocupou as funções de docente de Economia no Instituto de Administração Pública de Dublim e na Universidade de Limerick (anteriormente NIHE, Limerick). Durante este período, desenvolveu um forte interesse pelos assuntos europeus e uma curiosidade intelectual e convicções próprias relativamente ao processo de integração europeia. Participou na criação do primeiro programa de Estudos Europeus numa universidade irlandesa.

Entre 1982 e 1986, Cox trabalhou como repórter de televisão no sector de actualidade e como apresentador e jornalista de investigação no programa "Today Tonight". Efectuou reportagens sobre acontecimentos políticos e económicos nacionais e internacionais, incluindo as eleições presidenciais nos EUA e as eleições gerais no Reino Unido e em França. Enquanto especialista em Economia, deu o seu contributo no quadro da análise de acontecimentos económicos no país e a nível internacional.

Nos finais de 1985 foi constituído o Partido Democrático Progressista, um novo partido liberal, e Pat Cox foi nomeado o seu primeiro Secretário-Geral. Esta nomeação constituiu a sua primeira experiência no domínio da política nacional, numa perspectiva político-partidária. Após ter sido eleito para o Parlamento Europeu como deputado do Partido Democrático Progressista em 1989, desempenhou um papel fundamental nas negociações do programa de governo que conduziu à primeira participação de sempre deste partido num governo nacional de coligação, no Verão de 1989. Em Novembro de 1992, foi eleito deputado ao Parlamento irlandês (Dail Eireann) pelo círculo eleitoral de Cork South Central, desempenhando simultaneamente a função de porta-voz do seu partido para as questões financeiras.

Em 1994, foi reeleito para o Parlamento Europeu, agora como deputado independente. Tendo sido nomeado primeiro vice-presidente do Grupo do Partido Europeu dos Liberais, Democratas e Reformistas, desempenhou, nesta função, um papel fundamental no desenvolvimento da política e da estratégia política do Grupo, o qual culminou na sua nomeação para o Comité do Programa, que redigiu o manifesto eleitoral de 1999 dirigido aos democratas liberais de toda a Europa. Este programa seria ulteriormente adoptado no Congresso do Partido Europeu dos Liberais, Democratas e Reformistas, em Abril de 1999, em Berlim. Em 1998, quando vagou a presidência do Grupo ELDR, Pat Cox foi eleito por unanimidade para o cargo.

Em nome do Grupo do Partido Europeu dos Liberais, Democratas e Reformistas, Pat Cox exerceu um papel-chave ao insistir na responsabilidade executiva da Comissão Europeia perante o Parlamento Europeu. Este facto conduziu à demissão, sem precedentes, da Comissão Europeia, em Março de 1999. Após as eleições de 1999 para o Parlamento Europeu, Cox foi novamente eleito para o cargo de presidente do Grupo ELDR. Pat Cox foi eleito Presidente do Parlamento Europeu em 15 de Janeiro de 2002.

Casado e com seis filhos, Pat Cox divide o seu tempo entre a família, em Cork, o seu círculo eleitoral de Munster, Bruxelas e Estrasburgo, locais de trabalho do Parlamento Europeu, e a cena mais vasta da Europa.