Marisa MATIAS Marisa MATIAS
Marisa MATIAS

Ομάδα της Αριστεράς στο Ευρωπαϊκό Κοινοβούλιο - GUE/NGL

Αντιπρόεδρος

Πορτογαλία - Bloco de Esquerda (Πορτογαλία)

Ημερομηνία γέννησης : , Coimbra

Αρχική σελίδα Marisa MATIAS

Μέλος

ITRE
Επιτροπή Βιομηχανίας, Έρευνας και Ενέργειας
DROI
Υποεπιτροπή Ανθρωπίνων Δικαιωμάτων
ANIT
Εξεταστική Επιτροπή για την προστασία των ζώων κατά τη μεταφορά
DPAL
Αντιπροσωπεία για τις σχέσεις με την Παλαιστίνη
DMAS
Αντιπροσωπεία για τις σχέσεις με τις χώρες του Μασρέκ
DMED
Αντιπροσωπεία στην Κοινοβουλευτική Συνέλευση της Ένωσης για τη Μεσόγειο

Αναπληρώτρια

AFET
Επιτροπή Εξωτερικών Υποθέσεων

Τελευταίες δραστηριότητες

Ευρωπαϊκό Ταμείο Άμυνας (A9-0120/2021 - Zdzisław Krasnodębski) PT

29-04-2021
Γραπτές αιτιολογήσεις ψήφου

O Fundo Europeu de Defesa tem como objetivos principais, subsidiar o sector de defesa e o complexo industrial militar, aumentar as exportações de armas assim como militarizar as politicas civis.
Este relatório pretende transformar a União Europeia numa união de defesa como agente militar global. Os cidadãos e as cidadãs precisam sim, de segurança, mas segurança no emprego, emprego com direitos, segurança nos serviços públicos, segurança num futuro sustentável.
O Fundo Europeu de Defensa significa trocar solidariedade, coesão, medidas que protejam a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs, por investimento em equipamentos militares mais eficazes.
Um dos poucos pontos positivos deste relatório, é a redução do envelope financeiro de 13 mil milhões, proposto inicialmente pela Comissão Europeia, para 7.953 mil milhões.
Contudo, são 7.953 mil milhões de motivos, muito caros, para que nossa posição tivesse sido e continue a ser contra este fundo.

Προσβασιμότητα και οικονομική προσιτότητα των διαγνωστικών ελέγχων Covid (B9-0233/2021, B9-0234/2021) PT

29-04-2021
Γραπτές αιτιολογήσεις ψήφου

Os testes à covid são uma das mais importantes ferramentas de gestão da pandemia. Não se pode pretender ter dados concretos da evolução e contenção do número de infetados a nível nacional e europeu se o acesso à testagem não for equitativo. Sabe-se que a população economicamente mais fragilizada está também mais exposta ao vírus por diversos motivos, pelo que não se pode duplicar essa desigualdade dificultando o acesso à despistagem do mesmo. Se as vacinas são de acesso gratuito em todos os países da UE, os testes também deveriam ser. Além disso, os elevados preços dos testes de covid exigidos em muitos países geram desigualdades no acesso ao direito de livre circulação, acabando por afetar mais gravemente os trabalhadores sazonais, que sofrem mais de precariedade e gozam menos de proteção jurídica em condições de quarentena. Por todos estes motivos, votámos a favor.

Σχέσεις ΕΕ-Ινδίας (A9-0124/2021 - Alviina Alametsä) PT

29-04-2021
Γραπτές αιτιολογήσεις ψήφου

Tendo em conta a cimeira UE-India que irá ocorrer durante a presidência portuguesa, o Parlamento Europeu emitiu esta resolução dirigida ao Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros.
Reconhecendo a India como um importante parceiro estratégico, somos naturalmente favoráveis a que haja um diálogo e cooperação política numa série de áreas, nomeadamente no que diz respeito ao ambiente e a questões de direitos humanos. Isso está presente neste relatório, e em particular sobre este último ponto, inclui redações importantes sobre a garantia de um ambiente seguro para o trabalho dos defensores dos direitos humanos, ambientalistas, jornalistas e outros, como também sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, a criação de empregos dignos e a saúde e segurança no trabalho. De salientar também a redação crítica à lei indiana de alteração da cidadania que discrimina muçulmanos
No entanto, é igualmente uma recomendação altamente centrada no reforço de uma política de segurança e defesa, como aliás é seu apanágio, com a União a insistir num aprofundamento dessa política a quase todos os níveis. Essa metodologia é algo com o qual discordamos.
Ainda assim, porque o diálogo com a India se mantém importante e pelos elementos positivos que inclui, abstivemo-nos.

Marisa MATIAS
Marisa MATIAS

Στο EP NEWSHUB

Da Cimeira Social do Porto resultou mais uma declaração de intenções cujo efeito útil será reforçar o pilar de papel. O balanço da cimeira e a situação na Palestina no novo episódio do "Lado a Lado" com @joseggusmao 🎧 Para ouvir 👉🏼 https://t.co/QLxRjrHJEF  ou noutras plataformas https://t.co/2Y3XDDIrA5 

A UE tem que pôr fim à venda de armas europeias a Israel. É preciso acabar com o silêncio cúmplice da comunidade internacional. #FreePalestine https://t.co/PNMhqYSr71 

Espero que o governo deixe de fazer ou tentar fazer economia à custa das vidas das pessoas, que na realidade não é economia nenhuma mas um custo enorme para a sociedade e sobretudo para as pessoas que cumprem um papel tão importante para o próprio Estado. https://t.co/0E2fzlusd8 

Επικοινωνία

Bruxelles

Strasbourg