Carlos ZORRINHO Carlos ZORRINHO
Carlos ZORRINHO

Group of the Progressive Alliance of Socialists and Democrats in the European Parliament

Member

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Date of birth : , Obidos

Home Carlos ZORRINHO

Chair

DACP
Delegation to the ACP-EU Joint Parliamentary Assembly

Member

CPDE
Conference of Delegation Chairs
ITRE
Committee on Industry, Research and Energy

Substitute

DEVE
Committee on Development
DMAS
Delegation for relations with the Mashreq countries

Most recent activities

Sustainable aviation fuels (ReFuelEU Aviation Initiative) (A9-0199/2022 - Søren Gade) PT

07-07-2022
Written explanations of vote

Votei a favor deste relatório, que faz parte do Pacote “Objetivo 55”, porque adota medidas concretas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa no setor da aviação, dando resposta às ambições da UE em matéria de cumprimento do objetivo da Lei Europeia do Clima, de fazer da Europa o primeiro continente neutro em carbono até 2050. A iniciativa "ReFuelEU Aviation" visa aumentar a utilização de combustíveis sustentáveis pelos operadores de aeronaves e pelos aeroportos da UE e lança a criação de um Fundo de Aviação Sustentável para ajudar a acelerar a descarbonização do setor e apoiar o investimento em combustíveis de aviação sustentáveis, tecnologias inovadoras de propulsão de aeronaves e pesquisa para novos motores.

The Post-Cotonou Agreement (debate) PT

06-07-2022 P9_CRE-PROV(2022)07-06(3-348-0000)
Contributions to plenary debates

Objection pursuant to Rule 111(3): Amending the Taxonomy Climate Delegated Act and the Taxonomy Disclosures Delegated Act (B9-0338/2022) PT

06-07-2022
Written explanations of vote

Votei a favor deste texto desde logo porque discordo da forma legislativa escolhida para se proceder a uma alteração tão determinante como incluir o gás e a energia nuclear na classificação de energias sustentáveis da taxonomia. Uma decisão como esta, no contexto em que é tomada, deveria ser debatida previamente na sociedade europeia, e em particular no Parlamento Europeu.
O gás natural é importante para a transição energética. A diversificação do abastecimento é uma prioridade imediata. Mas a diversificação como resposta ao contexto de guerra tem de ser combinada com a autonomia que só as energias renováveis, e designadamente o hidrogénio verde, podem assegurar. Essa articulação é fundamental, sob pena de uma parte substantiva do investimento classificado como sustentável ser canalizado para as energias fósseis de transição e não para as energias verdes de solução, fragmentando o mercado.
Também o nuclear não deve ser tabu, mas os modelos de exploração e distribuição no território devem ser debatidos antes de se poder considerar o nuclear uma solução sustentável para a transição energética.

Contact

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
13G146
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T07089
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex