Margarida MARQUES
Margarida MARQUES

Group of the Progressive Alliance of Socialists and Democrats in the European Parliament

Member

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Date of birth : , Bombarral

Home Margarida MARQUES

Vice-Chair

BUDG
Committee on Budgets

Member

INTA
Committee on International Trade
D-CN
Delegation for relations with the People's Republic of China
DMED
Delegation to the Parliamentary Assembly of the Union for the Mediterranean

Substitute

ECON
Committee on Economic and Monetary Affairs
DMAG
Delegation for relations with the Maghreb countries and the Arab Maghreb Union, including the EU-Morocco, EU-Tunisia and EU-Algeria Joint Parliamentary Committees

Most recent activities

Discharge 2022: EU general budget - Commission (A9-0139/2024 - Isabel García Muñoz) PT

11-04-2024
Written explanations of vote

Votei contra a quitação da Comissão. Este voto não representa considerar que a Comissão Europeia geriu mal o orçamento da UE da sua responsabilidade. O meu voto deve-se à aprovação da emenda 30 que insta a Comissão a canalizar os fundos da UE, incluindo a ajuda humanitária, para outras organizações que não a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, UNRWA, o que coloca em causa a politica do grupo dos socialistas e democratas e aquilo que defendemos: que se mantenha o financiamento desta agencia pelo orçamento da UE. Esta emenda é míope e ignora o papel e o mandato da UNRWA, a unica organização com largo alcance para as comunidades deslocadas em Gaza. A operação humanitária – ainda mais importante face à situação degradante em que se encontra a população palestiniana devido à agressão brutal de Israel na região - da UNRWA assenta nas suas infraestruturas, logística, capacidade de distribuição. Nenhuma outra Agência está mandatada ou capacitada para fornecer serviços semelhantes, incluindo educação e cuidados de saúde primários, a milhões de refugiados na região. A aprovação da emenda 30 representou para mim um Key vote.

Discharge 2022: EU general budget - European External Action Service (A9-0102/2024 - Monika Hohlmeier) PT

11-04-2024
Written explanations of vote

Votei a favor da quitação do SEAE. O grupo dos socialistas e democratas tinha definido a emenda sobre financiamento da UE para a construção de muros na fronteira externa da UE como chave para o voto final, bem como uma emenda sobre o papel da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, UNRWA, a unica organização com largo alcance para as comunidades deslocadas em Gaza. A operação humanitária – ainda mais importante face à situação degradante em que se encontra a população palestiniana devido à agressão brutal de Israel na região - da UNRWA assenta nas suas infraestruturas, logística, capacidade de distribuição. Nenhuma outra Agência está mandatada ou capacitada para fornecer serviços semelhantes, incluindo educação e cuidados de saúde primários, a milhões de refugiados na região. . Conseguimos impedir esta aprovação e validar a segunda o que me permitiu seguir a linha do grupo e votar a favor deste relatório.

Discharge 2022: European Border and Coast Guard Agency (A9-0113/2024 - Petri Sarvamaa) PT

11-04-2024
Written explanations of vote

Votei a favor da quitação da FRONTEX. O grupo dos socialistas e democratas tinha definido a emenda sobre financiamento da UE para a construção de muros na fronteira externa da UE como chave para o voto final. Conseguimos pois impedir esta aprovação o que me permitiu seguir a linha do grupo e votar a favor deste relatório.

Contact

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
13G101
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T07073
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex